Por que o peso do carro na F1 causa desclassificação, como a de Russell

George Russell, da Mercedes, foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada devido à grande estratégia no GP da Bélgica, realizado neste domingo (28). Mas o inglês foi desclassificado por uma infração com o peso do carro e viu seu companheiro de equipe Lewis Hamilton herdar a vitória.

Por que infração com peso do carro gera desclassificação

O peso de um carro pode influenciar diretamente no tempo de uma volta. O carro de Russell estava 1,5kg abaixo do peso determinado pela FIA (798 kg é o peso mínimo exigido no regulamento) e isso pode ter gerado vantagem para o piloto inglês ficar com a vitória — cada milissegundo na categoria faz diferença.

A restrição de peso foi criada para equilibrar a competição entre os pilotos, garantindo que todos tenham chances iguais de vencer.

Em junho, a FIA apresentou um regulamente com um conceito chamado de "carro ágil" para 2026. Nas novas regras, o carro será 30kg mais leve que o atual. Lewis Hamilton, inclusive, reclamou da redução dizendo que os carros deveriam ser ainda mais leves.

Fiscalização da FIA ocorre antes, durante e após a corrida

Todas as equipes precisam enviar um formulário à FIA antes do primeiro treino livre confirmando que seus carros estão de acordo com o regulamente.

Durante a prova, a FIA tem oficiais de corrida dentro de cada garagem que observam o carro e o trabalho que é feito ao redor dele.

Já no pós-corrida, onde Russell foi pego, tanto o piloto quanto o carro são pesados para garantir que eles estão atendendo os requisitos mínimos. Os atletas não podem beber água até que a pesagem seja concluída.

E os pilotos?

Um piloto deve pesar no mínimo 80kg, incluindo seu equipamento de segurança — capacete, macacão de corrida, luvas, sapatilhas e dispositivo HANS (Head And Neck Support). Se ele não alcançar o número na balança, é necessário adicionar um lastro ao cockpit para compensar a diferença.

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Exemplos de punição após a corrida

Em 2014, Daniel Ricciardo perdeu o lugar no pódio do GP da Austrália após ser desclassificado por correr utilizando mais combustível que o permitido.

Em 2021, Vettel terminou o GP da Hungria em segundo lugar mas foi desclassificado por não ter gasolina suficiente no carro para análise.

Em 2023, Lewis Hamilton e Charles Leclerc foram desclassificados após GP dos Estados Unidos por que a FIA encontrou irregularidades nas pranchas do assoalho do carro.

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