'Adulto Fonseca' comemora aniversário com nova vitória no quali do US Open

João Fonseca teve mais de um motivo para festejar nesta quarta-feira, em Nova York. No dia de seu 18º aniversário, o carioca entrou na Quadra 8 de Flushing Meadows e superou o francês Calvin Hémery (#199 do mundo) por 6/4 e 6/3 na segunda rodada do qualifying do US Open.

É a primeira vez na carreira que Fonseca disputa o torneio classificatório em Flushing Meadows, e ele agora está a uma vitória de alcançar a chave principal. Seu próximo adversário será o americano Eliot Spizzirri, de 22 anos, atual 343º do ranking mundial. Nesta quarta, Spizzirri surpreender o belga Joris de Loore (#210) e aplicou 7/5 e 7/6(5) para avançar.

Maior promessa do tênis brasileiro, João ocupa atualmente o 162º posto no ranking mundial. Ano passado, nessa mesma época ele ainda disputava o circuito juvenil e foi campeão do US Open para tenistas de até 18 anos.

Francês paga caro por ousadia

O primeiro set foi equilibrado, com os dois tenistas sacando bem e sem ceder break points até o nono game. Hémery, então, resolveu ousar. Sacando em 4/5 e 0/15, sacou por baixo, tentando surpreender o brasileiro. Fonseca não só reagiu rápido como ganhou o ponto. A torcida comemorou, gritou o nome do carioca, e Hémery sentiu a pressão. Cometeu uma dupla falta que deixou o placar em 0/40 e, em seguida, errou uma direita. Game e primeiro set Fonseca, 6/4.

A "versão adulta" de Fonseca mostrou maturidade e jamais perdeu o controle das ações. João continuou sacando bem no segundo set, enquanto Hémery já não confirmava seus serviços com tanta tranquilidade. O francês salvou cinco break points no segundo game, mas acabou sucumbindo no sexto, quando errou uma direita na sétima chance de quebra de Fonseca. O placar ficou em 4/2, e João não vacilou. Confirmou seu saque para fazer 5/2 e, pouco mais tarde, fechou a conta.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.