O mantra de Borralho: lutador do UFC escreve vitórias antes mesmo de lutar

Aos 31 anos, Caio Borralho faz neste sábado (24) sua primeira luta principal no UFC e já colocou no papel como vai terminar: vitória sobre Jared Cannonier no UFC Vegas 96 e caminho aberto para buscar o cinturão do peso-médio (83,9 kg). O maranhense costuma escrever como serão suas lutas antes mesmo de pisar no octógono. Faz parte do mantra.

O mantra desse campeonato é mostrar que o novo campeão da categoria chegou, o nome dele é Caio Borralho e esse é o mantra e é isso que se Deus quiser vai acontecer. Caio Borralho, ao UOL

O mantra é algo que a gente repete para nós mesmos o tempo inteiro. Eu acredito muito em Deus e na lei da atração. Eu escrevo tudo o que eu quero como se eu já tivesse realizado, então tá escrito que eu ganhei essa luta, tá escrito que eu mostrei que o novo campeão chegou. Eu já agradeci por isso e agora é deixar fluir, fazer todo o trabalho de todos esses anos fluir lá em cima do octógono, e eu tenho certeza que virá mais uma vitória.

A "estratégia" funcionou na vitória por nocaute sobre Paul Craig em maio deste ano. Borralho contou que, na ocasião, subiu no octógono focado em apagar o adversário e conseguiu logo no segundo round. Caio é atualmente o 12º do ranking e vem de seis vitórias seguidas.

Contra o Paul Craig, eu realmente fechei minha mente para o nocaute, treinei para o nocaute.

Melhor momento da carreira

"Com certeza é o melhor momento da minha carreira, melhor momento da minha vida, falando em todos os aspectos. Acabei de assinar um novo contrato com o UFC, outros contratos de publicidade também, então, financeiramente, também é um momento ótimo na minha vida."

E Borralho espera que esse bom momento, somado a uma vitória neste sábado, coloque seu nome como potencial desafiante do cinturão. O atual campeão é o sul-africano Dricus Du Plessis.

"[Uma vitória] Com certeza me coloca, pelo menos, nas conversas. Quando tiver a próxima conversa sobre o próximo desafiante do cinturão, com certeza o meu nome vai ser ventilado. O Jared é um cara experiente, que é top 5 do mundo, e depois de ganhar dele vou ficar em quinto do mundo. [...] Vou estar pronto todo momento porque eu sei que depois da vitória de sábado essa ligação pode chegar a qualquer momento."

Continua após a publicidade

Enquanto isso, Caio está aproveitando os holofotes de sua primeira luta principal e não se intimida com a pressão que vem junto com o estrelato. Para ele, a pressão é um "privilégio" e fruto do bom momento na carreira.

Pressão vem em toda luta, e esse é um esporte de alto nível, então a pressão ela está em toda luta que você for fazer. Eu aprendi a ver a pressão como um privilégio, porque é um privilégio poder estar no local que eu estou, fazendo o que eu estou fazendo, porque a gente tem tantos atletas aí, milhares e milhares de atletas que queriam estar no meu lugar. Encaro a pressão como uma coisa boa, algo que me potencializa

O canal do UOL Esporte no YouTube transmite as três primeiras lutas do card preliminar do UFC Vegas 96: Cannonier X Borralho a partir das 19h45 (de Brasília).

Deixe seu comentário

Só para assinantes