'Treino', desafio e passinho: seleção de futsal vai à comunidade no Rio

Já imaginou chegar à quadra da região onde mora e receber dicas de Ferrão, três vezes melhor do mundo no futsal, ou bater um pênalti contra o Roncáglio? Foi o que aconteceu com os jovens da Tavares Bastos, no Catete, zona sul do Rio de Janeiro.

A seleção brasileira de futsal fez uma atividade diferente na preparação para a Copa do Mundo, que acontece no mês que vem, no Uzbequistão, e inaugurou uma quadra na comunidade, que já foi cenário de filmes de Hollywood.

O evento, uma parceria da CBF e da EstrelaBet, teve uma breve palestra do técnico Marquinhos Xavier, de Dyego e de Ferrão. O Brasil busca o hexa no torneio.

Foi muito bacana. Passamos por isso, a grande maioria dos jogadores da seleção cresceu jogando nas quadras e nos campos dos bairros. Então, isso é importante para eles, que têm os sonhos, assim como nós, um dia, tivemos. Hoje temos o privilégio de poder defender a seleção, e mostramos que estivemos no lugar deles, para eles acreditarem porque é possível, é um dever no esporte Ferrão

Treino e "pelada"

A comissão técnica da seleção distribuiu cones pela quadra e passou treinos às crianças, que iam de troca de passes a dribles pelas peças. Os jogadores participaram e deram dicas aos jovens, que também bateram pênaltis contra os goleiros do Brasil.

Seleção brasileira de futsal participou de reinauguração de quadra em comunidade do Rio
Seleção brasileira de futsal participou de reinauguração de quadra em comunidade do Rio Imagem: Alexandre Araújo / UOL

Depois, foi organizado um desafio de "todos contra todos", em que o elenco da seleção enfrentou as crianças. Em certo momento, até houve duas bolas em campo.

"O grande objetivo desse evento é reaproximar a seleção brasileira de futsal, e o futsal como um todo, do povo brasileiro. Esse é o nosso desafio diário. O futsal é muito popular, essas crianças jogam o futsal, mas elas precisam voltar a se familiarizar com os ídolos, com a modalidade em si. Queríamos revitalizar uma quadra pra que o local também fizesse parte de um legado que a seleção vai deixar. E a preparação para o Mundial está sendo aqui no Rio", explicou Fellipe Drommond, CEO da TFW Marketing Esportivo.

Continua após a publicidade

Passinho

Como uma boa festa carioca, o embalo musical também teve funk e uma apresentação do grupo de passinho "os quebradeira". Os jogadores também arriscaram uns passinhos, e Lucas Gomes foi escolhido o "vencedor".

"Buscamos sempre estar próximos da Seleção Brasileira. É uma iniciativa que visa criar uma conexão entre a torcida e os atletas, pensando na disputa da Copa do Mundo. Além das ações de interação, deixamos uma nova quadra esportiva totalmente remodelada para os moradores. É uma forma de reacender a paixão pelo futsal e também de possibilitar que mais pessoas o pratiquem na comunidade", ressalta Leandro Figueiredo, Head de Patrocínios da EstrelaBet.

Preparação para a Copa

O Brasil vai disputar a Copa do Mundo em setembro, no Uzbequistão. A seleção está no Grupo B, com Cuba, Croácia e Tailândia.

Acho que é sonho de qualquer atleta conseguir ganhar esse título. É um privilégio representar o Brasil e acredito que estamos indo em um bom caminho. Temos tudo para colocar o Brasil no topo. Não é fácil, é um processo longo, mas estamos nos dedicando ao máximo Ferrão

Continua após a publicidade

Um dos grandes nomes da atual geração, o jogador superou uma lesão no tendão de Aquiles para chegar ao Mundial deste ano. "Todos sabem a responsabilidade que têm e fazem as suas partes. Eu, particularmente, me considero como apenas mais um na seleção. Todo mundo divide e, assim, caminhamos para ganhar. Claro que, com um pouco mais de experiência, tento auxiliar os mais novos com maior prazer, mas estão todos correndo juntos."

Cenário de filme

A Tavares Bastos já foi cenário de diversas produções, tanto nacionais quanto estrangeiras. Na comunidade, foram gravados filmes como "Tropa de Elite", "Xuxa Gêmeas" e "Maré", além das novelas "Vidas Opostas" e "A Força do Querer". Em 2008, a comunidade parou para acompanhar as gravações do filme "O incrível Hulk".

A comunidade é pacificada e tem uma base do Bope (Batalhão de Operações de Policias Especiais) desde o final de 2000.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.