Djokovic sofre na umidade, mas avança no US Open após desistência de rival
Com o teto retrátil do Estádio Arthur Ashe fechado, as condições de jogo na noite desta quarta-feira eram quentes e úmidas. Novak Djokovic sofreu e, por um momento no segundo set, parecia debilitado fisicamente. Só que seu adversário, o também sérvio Laslo Djere, penou ainda mais. O número 109 do mundo sofreu uma lesão no segundo set e abandonou a partida no início da terceira parcial, quando o placar mostrava 6/4, 6/4 e 2/0 para Djokovic.
Atual número 2 do mundo, o veterano de 37 anos alcança a terceira rodada do US Open pela 18ª vez na carreira e soma sua 90ª vitória no US Open. Com essa marca, ele se torna o primeiro atleta da história do tênis masculino a acumular 90 vitórias nos quatro torneios do Grand Slam.
Relacionadas
Em busca de uma vaga nas oitavas de final do torneio nova-iorquino, Djokovic vai enfrentar na próxima rodada o australiano Alexei Popyrin (#28), que passou com facilidade pelo espanhol Pedro Martínez (#43) nesta quarta-feira: 6/2, 6/4 e 6/0.
Como aconteceu
O primeiro set foi longo, desgastante e com chances de quebra para os dois tenistas. Djokovic teve break points no segundo e no quarto games, mas o rival sempre se salvou. Djere, por sua vez, teve break points no terceiro e no sétimo games, mas tampouco conseguiu converter. Ao fim do primeiro set, Djokovic mostrava sinais de desgaste e fazia longas pausas para respirar entre os pontos. No fim, foi Djere quem cedeu. No décimo game, cometeu três erros não forçados e perdeu o saque, definindo o set em 6/4.
Antes do segundo set, Djokovic recebeu atendimento médico e recebeu tratamento no abdômen. Com o teto retrátil fechado por causa da chuva e a alta umidade dentro do Estádio Arthur Ashe, Nole se mostrava fisicamente debilitado, e Djere aproveitou, conseguindo uma quebra de saque e abrindo 3/1. O desfiante, contudo, não aproveitou o momento para abrir maior vantagem. O segundo set foi se alongando, e então foi o próprio Djere que passou a ter problemas físicos. Quando isso aconteceu, Djokovic devolveu a quebra e, mesmo após um tempo médico do compatriota, voltou a quebrar para fazer 6/4. O set point foi uma direita de Djere para fora, com Djokovic já batido no ponto.
A partida já tinha 2h10min de duração quando o terceiro set começou, e os dois tenistas estavam cansados, mas Djere não conseguia competir. Mesmo depois de receber tratamento nas costas, desistiu da partida após dois games na parcial.