Leclerc segura a McLaren, vence o GP da Itália e encerra jejum da Ferrari

Charles Leclerc segurou a dupla da McLaren e colocou a Ferrari no lugar mais alto do pódio do GP da Itália de Fórmula 1 após cinco anos. O monegasco contou com a calorosa torcida italiana para administrar o desgaste de pneu e venceu a etapa de Monza. Oscar Piastri foi o segundo e Lando Norris fechou o pódio.

A última vitória da Ferrari em casa aconteceu em 2019. Na ocasião, Charles Leclerc também foi o campeão. A escuderia chegou ao 20º triunfo em casa.

É a segunda vitória de Leclerc —que largou na quarta colocação — na temporada. O monegasco também ficou no lugar mais alto do pódio no GP de Mônaco.

O triunfo na Itália contou com uma estratégia ousada da Ferrari. A escuderia optou por fazer apenas uma parada para troca de pneus para conseguir brigar com a veloz dupla da McLaren. Carlos Sainz bateu na trave, mas Leclerc não desapontou.

O próximo Grande Prêmio de Fórmula 1 acontece em Baku, no Azerbaijão. A corrida está marcada para o dia 15 de setembro (domingo), às 8h (de Brasília).

Como foi a corrida

Lando Norris manteve "maldição" e perdeu a primeira colocação logo na primeira volta. Pole position na Itália, o piloto da McLaren até fez uma boa largada, mas acabou vítima de uma bela manobra do companheiro de escuderia Oscar Piastri — que largou na segunda colocação — e acabou ultrapassado. Charles Leclerc aproveitou a confusão para jogar Norris para a terceira colocação, para delírio da torcida da Ferrari.

Verstappen assumiu a ponta, mas teve problema no box e perdeu a vantagem. O piloto da Red Bull foi um dos últimos a trocar pneus e acabou assumindo a ponta na 20ª volta. A equipe, porém, teve um problema na troca do pneu traseiro direito e o holandês voltou na modesta sétima colocação.

Dupla da McLaren brigou pela volta mais rápida, e só Leclerc acompanhou ritmo. Piatri reassumiu a liderança próximo da metade da corrida e foi seguido de perto pelo companheiro de equipe Lando Norris. Charles Leclerc completou o pelotão da frente, sempre colado em Norris para buscar um pódio para a Ferrari em casa.

Continua após a publicidade

Leclerc assumiu a ponta e viveu dilema por segunda parada. A Ferrari arriscou e fez apenas uma parada para troca de pneus, o que colocou Charles na ponta e Carlos Sainz na segunda colocação. O monegasco, porém, viveu um dilema nas últimas dez voltas, pois uma ida para os boxes custaria a vitória, mas o piloto precisaria administrar os desgastados pneus.

Leclerc segurou 36 voltas com o mesmo jogo de pneus e comandou a festa na Itália. O piloto assegurou a festa da Ferrari em casa, abrindo 4s de vantagem para o segundo colocado Oscar Piastri na última volta. Norris fechou o pódio e garantiu a volta mais rápida na última tentativa.

Classificação do GP da Itália

  1. Charles Leclerc (Ferrari)
  2. Oscar Piastri (McLaren)
  3. Lando Norris (McLaren)
  4. Carlos Sainz (Ferrari)
  5. Lewis Hamilton (Mercedes)
  6. Max Verstappen (Red Bull)
  7. George Russel (Mercedes)
  8. Sérgio Pérez (Red Bull)
  9. Kevin Magnussen (Haas)
  10. Alexander Albon (Williams)
  11. Fernando Alonso (Aston Martin)
  12. Daniel Ricciardo (Alpha Tauri)
  13. Franco Colapinto (Williams)
  14. Esteban Ocon (Alpine)
  15. Pierre Gasly (Alpine)
  16. Valtteri Bottas (Sauber)
  17. Nico Hulkenberg (Haas)
  18. Guanyu Zhou (Sauber)
  19. Lance Stroll (Aston Martin)
  20. Yuki Tsunoda (Alpha Tauri)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.