Autor de best-seller corre rally mesmo sem ter braços e pernas: 'Liberdade'
Marcos Rossi, autor do best-seller "O que é impossível para você?", se tornou a primeira pessoa a participar do Rally do Sertões sem ter braços e pernas. A edição acabou no último sábado (31), em Brasília (DF).
Síndrome rara e treinamento
Marcos Rossi nasceu com síndrome de Richner-Hanhart. Ela impede o desenvolvimento dos braços e das pernas nas pessoas portadoras.
O piloto correu com um carro adaptado. O veículo da categoria UTV foi desenvolvido para atender Marcos, que participou da largada e da chegada da competição, ambas em Brasília (DF). Ele não competiu nas outras etapas.
O treinamento de Marcos começou muito antes do rally. Ao UOL, o escritor e palestrante explicou que treinou o próprio corpo para realizar "coisas difíceis" há muito tempo e definiu o sentimento de participar da competição.
Desde cedo, eu sempre treinei meu corpo para fazer coisas difíceis. Isso é uma analogia para quando as situações desafiadoras aparecem na vida. Você consegue passar mais fácil. Não consigo descrever em palavras [a sensação], mas se tivesse que escolher uma seria liberdade. Marcos Rossi
Dirigir veículos ainda é uma 'novidade' para o escritor. Marcos Rossi tirou a licença de motorista apenas em 2023.
Como é o carro e outras aventuras radicais
O carro de Marcos foi projetado junto ao co-piloto dele, Amarelinho. Acelerador e freio são acionados por meio de uma alavanca que se move para esquerda ou direita. O volante tem uma peça com espaços para que o piloto consiga escolher para qual lado quer virar.
O Rally do Sertões não foi a primeira aventura radical de Marcos Rossi. O escritor também costuma praticar outros esportes como skate, surfe e mergulho.
Antes do Sertões, Marcos participou de outro rally. Ao lado do co-piloto que ajudou a criar o carro UTV adaptado, o escritor participou do Rally do Rio Grande do Norte, estado onde ele nasceu.
*O repórter viaja a convite do Rally do Sertões
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.