Estrangeiros invadem Rally do Sertões, e ex-organizador vê desafio

O Rally do Sertões viveu uma invasão de pilotos estrangeiros na edição deste ano, disputada entre os dias 23 e 31 de agosto.

Gringos em todas as categorias

Pilotos estrangeiros competiram nas três categorias do Rally do Sertões: carros, UTV e motos. A maioria deles correu na UTV, com sete duplas — carros teve duas e motos quatro pilotos que correram individualmente.

A maioria dos estrangeiros era portuguesa. Ao todo, foram quatro duplas lusitanas no UTV e uma na categoria dos carros. A equipe Gugelmin contou com uma delegação praticamente inteira de pessoas nascidas no país europeu.

Outros quatro países tiveram representantes no Rally do Sertões 2024: Argentina, Paraguai, Estados Unidos e França.

Os estrangeiros tiveram um título e quase dominaram o pódio das motos. O francês Adrien Metge foi campeão na categoria e terminou o campeonato seguido de perto pelo norte-americano Mason Klein, que ficou com o segundo lugar. O brasileiro Gabriel Soares evitou o domínio gringo no top-3.

Estrangeiros explicam escolha pelo Brasil

Mason Klein, vice-campeão nas motos em 2024, venceu a edição de 2023 do Rally do Sertões. Para ele, o campeonato disputado no Brasil é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o Rally Dakar.

Eu queria competir no Brasil porque é o segundo maior rally do mundo. Sei que a navegação aqui é muito boa por causa do terreno e vai passando entre árvores, montanhas e fazendas. Eu, definitivamente, tinha um grande interesse em estar aqui. Achei que seria muito divertido e algo novo. Mason Klein, ao UOL

A disputa do Sertões também serviu de treino. Ele se prepara para disputar a próxima edição do Rally Dakar.

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Eu uso essas oportunidades para melhorar como um piloto e navegador. Obviamente há uma boa competição aqui. É a melhor oportunidade para competir e treinar durante o ano. Com essa série, eu espero poder fazer muito melhor no Dakar.

Mason Klein, piloto dos EUA, durante o Rally do Sertões 2024
Mason Klein, piloto dos EUA, durante o Rally do Sertões 2024 Imagem: Marcelo Maragni/Sertões

O argentino Martin Duplessis, quinto colocado geral nas motos, exaltou o crescimento da competição. Segundo ele, a presença de pilotos que já competiram no Rally Dakar aumentou o nível de competitividade

O nível está muito alto no Sertões. Há pilotos que já correram o Dakar ou ainda estão correndo, ou seja, estão ou já estiveram entre os melhores do mundo. Acho que estar competindo com eles é muito bom porque isso também dá muito mais importância. Martin Duplessis

Desafio de atrair estrangeiros

Marcos Moraes, o MEM, foi nome forte do Rally do Sertões. Ele foi o organizador da competição entre 1993 e 2019. Agora apenas atuando como piloto, ele vê um desafio grande para a competição atrair estrangeiros ainda que o número tenha crescido nos últimos anos.

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O calendário e a distância do Brasil com o grande centro europeu são dois fatores que dificultam o cenário, segundo Marcos Moraes.

Esse é o grande desafio do Brasil [trazer estrangeiros]. Nós temos um público um pouco restrito na América do Sul. A Argentina, por exemplo, passou por um processo grande de problemas econômicos nos últimos 15 anos. Isso, obviamente, trouxe uma restrição de novos pilotos virem participar, mas na Europa, que é um mercado bem maior de pilotos, que tem Portugal, França, Itália... A distância nos prejudica um pouco de poder trazer mais estrangeiros para competirem aqui. Mas, na medida que a gente estruture um pouco melhor o Campeonato Mundial, eu acho que, naturalmente, os pilotos começarão a ter o calendário mais disponível para o Sertões. Marcos Moraes

Veja todos os estrangeiros do Rally do Sertões 2024

Carros

  • Oscar Santos e Myrna Martínez (Paraguai)
  • Gualter Barros e João Pedro Ré (Portugal)

UTV

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  • Sacha Fenestraz e Stephanie Fenestraz (Argentina)
  • Daniel Mahseredjian e Gonçalo Guede (Portugal)
  • Arnaldo Monteiro e Nuno Morais (Portugal)
  • João Carlos Quintino e Marco Aurélio dos Santos (Portugal)
  • Rauol Fenestraz e Ricardo Torlaschi (Argentina)
  • Nuno Corvo e Fernando Imperatrice (Portugal)
  • Nelson Beiro e Ricardo Porem (Portugal)

Motos

  • Adrien Metge (França)
  • Mason Klein (Estados Unidos)
  • Martin Duplessis (Argentina)
  • Rolando Alfredo (Paraguai)

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