Ferrari nas nuvens, climão e 'carro monstruoso': as frases do GP da Itália

Charles Leclerc venceu o GP da Itália de Fórmula 1 e deixou a Ferrari cheia de sorrisos pelo triunfo em casa após cinco anos. Por outro lado, o clima esquentou entre os pilotos da McLaren, e Max Verstappen voltou a reclamar de seu "carro monstruoso".

O UOL separou as melhores frases da corrida que coroou Leclerc e teve Oscar Piastri e Lando Norris completando o pódio.

Só sorrisos na Ferrari

O chefe de equipe da escuderia italiana apontou a gestão dos pneus como uma das maiores vantagens da equipe na temporada. Leclerc só conseguiu a vitória em Monza porque fez apenas uma parada, enquanto seus principais rivais trocaram os pneus duas vezes.

No ano passado foi a nossa maior fraqueza, e acho que é uma das grandes vantagens da equipe nesta temporada. [...] Somos bastante consistentes com os pneus, e os pilotos também estão fazendo um gerenciamento muito bom dos pneus. Acho que todos na equipe desempenharam seu papel e foram muito bem, e estou mais do que feliz por isso. Fred Vasseur, chefe de equipe da Ferrari, à SkySports F1

Carlos Sainz também exaltou a estratégia da Ferrari para ir ao pódio na Itália. O piloto espanhol bateu na trave e terminou na quarta colocação.

Foi um enorme esforço de toda a equipe trazer as atualizações, mas também assumir os riscos com a estratégia. Passamos por uma fase difícil com os pneus se degradando, mas conseguimos fazer funcionar. Nossos números diziam que era possível, mas era arriscado. Carlos Sainz

E Leclerc era só sorrisos após sua segunda vitória na temporada. O piloto comemorou com a equipe e subiu na grade para celebrar com a barulhenta torcida italiana.

Norris bravo com ultrapassagem de Piastri

Pole position no GP da Itália, Norris foi ultrapassado pelo companheiro de McLaren ainda na primeira volta e não gostou nada. Lando afirmou que Oscar Piastri se aproximou demais e poderia ter tirado os dois pilotos da corrida.

Continua após a publicidade

Sinto que ele [Piastri] se aproximou demais. Ambos poderíamos ter saído facilmente naquela primeira curva se eu tivesse freado um metro mais tarde. [...] Se eu pudesse voltar no tempo, faria as coisas um pouco diferente. Mas é o que é. Lando Norris

Em termos de expectativa e da impressão dos pilotos, e também das ultrapassagens em si, teremos que dar uma olhada com calma, fazer uma revisão juntos com eles e então vamos avaliar a situação. E se houver alguma aprendizagem a ser tirada disso, vamos levá-la para o futuro. Andrea Stella, chefe de equipe da McLaren, à SkySports F1

Verstappen reclamão

Max Verstappen deixou o GP da Itália insatisfeito com o seu "monstruoso carro". O tricampeão mundial passou longe da briga pelo pódio e terminou em sexto lugar.

No ano passado, tínhamos um carro incrível, o mais dominante de todos os tempos, e basicamente o transformamos em um monstro. [...] Eu já falei muito, e agora cabe à equipe fazer muitas mudanças no carro. Passamos de um carro extremamente dominante para algo indomável em seis a oito meses. Isso é muito estranho para mim. Precisamos revirar o carro de cabeça para baixo. Max Verstappen

O holandês também está pessimista quanto à sequência da temporada: "Não importa [onde vamos correr]. Com o desempenho que temos agora, estaremos ruins em todos os lugares. Precisamos de muitas mudanças".

Continua após a publicidade

Russell bravo com Pérez

O piloto da Mercedes reclamou de uma proteção feita pelo mexicano da Red Bull no decorrer do GP. George Russell temeu uma colisão com Sérgio Perez, mas afirmou que não discutirá o caso com o piloto da RBR.

Divertido? Não tenho certeza se pode ser descrito como divertido, porque pensei que iria pular no ar quando ele me atingiu a 340 km/h. George Russell

Não, não há nada a dizer [ao Pérez]. Sim, no final não batemos e eu passei por ele, mas com mais meio centímetro poderia ter sido uma história diferente.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.