Topo

Rio terá 'F1 do mar' com Vettel investidor, vela a 100 km/h e Martine Grael

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/09/2024 16h00

Em evento realizado às margens da Baía de Guanabara, o Rio de Janeiro anunciou que será a primeira sede latina de uma das etapas do "Sail GP", considerado a "Fórmula 1" da vela, com catamarãs F50 que chegam a 100 km/h e que tem o piloto Sebastian Vettel como um dos investidores. A competição acontecerá nos dias 3 e 4 de maio de 2025, tem uma estimativa de público de 25 mil pessoas e contará com um Time Brasil capitaneado pela bicampeã olímpica Martine Grael.

Para mim, o que não emociona não vale nem a pena fazer [risos]. Gosto bastante de adrenalina e acho que mais do que a radicalidade do esporte, a competitividade é o que me atraiu. Claro, tem que ter muito cuidado, principalmente no nosso início, mas ao mesmo tempo, quem não arrisca ali é quem não consegue tirar grandes posições. Então, acho que tem que ser uma dosagem do quanto arriscar e do quanto ir na navegação segura
Martine Grael, ao UOL

Martine será 1ª mulher capitã; Vettel por trás da equipe alemã

Tetracampeão mundial de F1, o piloto Sebastian Vettel é um dos donos da equipe alemã da Sail GP Imagem: SailGP.com

Martine Grael será a primeira mulher capitã de equipe da competição. O Time Brasil terá como patrocinador máster o fundo de investimentos Mubadala e possuirá mais dois atletas nacionais e três estrangeiros, que ainda não foram anunciados.

Relacionadas

Sebastian Vettel é coinvestidor da equipe alemã. O piloto de Fórmula 1 é tetracampeão mundial no automobilismo.

O Sail GP ainda tem uma competição paralela de sustentabilidade. A equipe que produzir mais ações ecológicas também fica com um troféu.

Ao todo, são 11 países disputando o circuito mundial: Brasil, Alemanha, Austrália, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Espanha, França, Grã-Bretanha, Nova Zelândia e Suíça.

É o melhor tipo de corrida que existe, só que na água. Pelas imagens, percebe-se que o Sail GP irá mudar totalmente a percepção do que é a vela no Brasil. É muito rápido, os catamarãs de hidrofólio chegam a 100 km/h e são idênticos. É uma competição global, com equipes nacionais e em lugares icônicos no mundo. Vir aqui ao Brasil será muito especial para todos nós. Vimos que há uma audiência muito engajada para corridas no Brasil não só de fãs de vela, mas também de corridas em geral que irão torcer no Sail GP. Estamos muito entusiasmados em nos conectar com esse mercado
Russell Coutts, CEO do Sail GP

Setores gratuitos e pagos às margens da Baía de Guanabara

O público será dividido entre um setor com ingressos e um aberto. O com entradas comercializadas terá visão privilegiada do Pão de Açúcar e será próximo da corrida. Ele será montado na área externa da churrascaria Assador Rio's, às margens da Baía de Guanabara. Além da arquibancada, o evento terá praça de alimentação, shows e outras ativações de entretenimento.

Já a parte aberta ao público será na praia do Flamengo, onde as pessoas poderão acompanhar gratuitamente da areia. Já a base das equipes ficará em Niterói (RJ), no caminho Niemeyer.

A empresa "IMM" é quem organiza o Sail GP no Rio e é a mesma que faz também o Rio Open, o evento de ATP 500 do tênis que já é tradicional no calendário esportivo carioca.

Ser palco da etapa da Sail GP reforça a vocação internacional do Rio para atrair grandes eventos não apenas de esporte, mas também de música, cultura, sem contar o fato de que o Rio é a capital do G20 em 2024 e, em novembro, vai reunir os chefes de Estado das maiores economias do mundo. A cidade retomou o seu protagonismo no cenário mundial e a Baía da Guanabara não poderia ser um cenário melhor para esta competição
Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro

O Brasil será o primeiro país da América do Sul a receber o Sail GP. A escolha do Rio para sediar a etapa inaugural desta importante competição coroa um novo tempo que o estado vive, sendo visto pelo mundo todo como cartão postal do esporte nacional, vocacionado e preparado para receber grandes eventos. A Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, aliada às competições esportivas de grande porte, como o Sail GP, ajuda na promoção do turismo, desenvolvimento econômico, emprego e renda
Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro

Calendário 2024-25 do Sail GP

Dubai, Emirados Árabes- 23 e 24/11/2024

Auckland, Nova Zelândia- 18 e 19/01/2025

Sidney, Austrália- 8 e 9/02/2025

Los Angeles, EUA- 15 e 16/03/2025

São Francisco, EUA- 22 e 23/03/2025

Rio de Janeiro, Brasil- 3 e 4/05/2025

Nova York, EUA- 7 e 8/06/2025

(Cidade Pendente), Inglaterra- 19 e 20/07/2025

(Cidade Pendente), Alemanha- 16 e 17/08/2025

Taranto, Itália- 6 e 7/09/2025

Genebra, Suíça- 20 e 21/09/2025

Cádiz, Espanha- 4 e 5/10/2025

(Cidade Pendente), Oriente Médio- 7 e 8/11/2025

Abu Dhabi, Emirados Árabes- 29 e 30/11/2025

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rio terá 'F1 do mar' com Vettel investidor, vela a 100 km/h e Martine Grael - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte