Surfe: Italo avança e disputa bi da WSL com John John Florence
Colaboração para o UOL, em Garopaba (SC) e São Paulo (SP)
06/09/2024 13h26
O brasileiro Italo Ferreira venceu Griffin Colapinto e avançou à final do mundial de surfe, em busca do bicampeonato. Final será contra o havaiano John John Florence nesta sexta-feira (6), em Trestles, na Califórnia.
O que aconteceu
Após vencer os australianos Ethan Ewing e Jack Robinson, o brasileiro bateu o norte-americano Griffin Colapinto e avançou à final, para buscar o bicampeonato mundial de surfe. Italo bateu o adversário dos EUA por 14.47 a 14.33.
Na disputa com Colapinto, Italo soube usar a prioridade e evitou possível virada do norte-americano. Últimas ondas renderam boas notas para os surfistas: caso o brasileiro não tivesse aproveitado a prioridade no final, teria tomado a virada para o atleta dos EUA e ficado de fora da decisão, já que Griffin conseguiu nota maior que a de Italo (7 contra 6.87). No fim, a somatória do sul-americano foi maior.
Decisão da WSL Finals será entre Italo e o havaiano John John Florence. Confronto acontece ainda nesta sexta-feira, e pode dar o bicampeonato ao brasileiro.
Vitória contra o australiano Jack Robinson por 14,57 contra 9,94 foi repleta de emoção, com direito a "briga" entre os surfistas na disputa de braçada pela prioridade. O australiano chegou a puxar o brasileiro, que respondeu com um "murro" na água e muita reclamação em direção ao palanque dos juízes.
Italo Ferreira começou o dia com uma vitória emocionante sobre outro australiano, Ethan Ewing, por 15,47 a 14,83. A virada veio com um aéreo na última onda, nos segundos finais.