Fritz vira semi americana em cinco sets e vai à final do US Open

Frances Tiafoe esteve a dois games de alcançar sua primeira final de slam. Esteve liderando sua semifinal de US Open, na noite desta sexta-feira, por 2 sets a 1 e levou o quarto set equilibrado até a reta final. No entanto, o número 20 do mundo desandou a errar e permitiu que seu compatriota Taylor Fritz (#12) forçasse o quinto set e arrancasse para a vitória. No fim, Fritz triunfou de virada por 4/6, 7/5, 4/6, 6/4 e 6/1 no duelo americano e será o tenista da casa no domingo, na final.

A decisão, que será contra o atual número 1 do mundo, Jannik Sinner, também será a primeira de Taylor Fritz em um slam. Até este torneio, o americano de 26 anos jamais havia sequer passado das quartas de final em um torneio deste nível. Agora, terá a chance de se tornar o primeiro homem americano a conquistar o título de simples em Nova York desde Andy Roddick, em 2003.

Fritz e Sinner duelaram apenas duas vezes no circuito mundial. Em 2021, nas oitavas do Masters 1000 de Indian Wells, Fritz levou a melhor por 6/4 e 6/3. No ano passado, novamente em Indian Wells, mas nas quartas de final, Sinner deu o troco e fez 6/4, 4/6 e 6/4.

Como aconteceu

Fritz, o favorito das casas de apostas, saiu na frente, quebrando o saque de Tiafoe e abrindo 3/0. A liderança durou pouco. O compatriota reagiu, conseguiu quebras seguidas no quinto e no sétimo games e, depois de salvar um break point no oitavo, fechou a parcial em 6/4.

A segunda parcial foi dos sacadores, e apenas dez pontos foram vencidos pelos devolvedores. Tiafoe, que só conseguiu tirar um ponto no saque de Fritz, pagou o preço no 12º game. Sem nada a perder, Fritz foi ao ataque, disparou dois winners para abrir o game, contou com uma dupla falta de Tiafoe e chegou à quebra com uma boa subida à rede.

Frances, porém, voltou a ser eficiente nas devoluções logo no primeiro game do terceiro set, quando quebrou Fritz com um retorno vencedor. Desta vez, foi Taylor quem pouco fez com as devoluções. Só ganhou cinco pontos em todo o set e, sem obter um break point sequer, viu Tiafoe fazer 6/4 e abrir 2 sets a 1.

O quarto set não teve break points até o décimo game, quando Tiafoe, depois de abrir 40/15, bobeou. Cometeu duas duplas faltas e dois erros não forçados de direita na sequência e acabou dando a quebra e o set para Fritz: 6/4.

A sequência trágica de Tiafoe continuou no quinto set. Em seu primeiro game de serviço, cometeu dois erros e abriu as portas para Fritz abrir vantagem. Frances errou outro backhand, perdeu o game e, pouco depois, o placar já mostrava 3/0 para Fritz. O momento ruim de Tiafoe continuou. Com um erro não forçado e mais uma dupla falta consecutivos, Frances cedeu outra quebra ao compatriota. Quando isso aconteceu, o destino estava selado. Fritz até jogou um quinto game ruim e perdeu o saque, mas quebrou Tiafoe novamente no sexto, abrindo 5/1. Era um caminho sem volta.

Deixe seu comentário

Só para assinantes