Sabalenka derrota Pegula e finalmente conquista o US Open

Em 2021 e 2022, ela parou nas semifinais. Em 2023, alcançou a decisão e venceu o primeiro set, mas levou a virada e terminou com o vice. Em 2024, finalmente chegou a hora de Aryna Sabalenka. A atual número 2 do mundo entrou no Estádio Arthur Ashe como favorita neste sábado, venceu o primeiro set e, como no ano passado, teve um momento ruim na segunda parcial. Desta vez, contudo, Aryna se recuperou a tempo e saiu como campeã. Por 7/5 e 7/5, a bielorrussa derrotou a americana Jessica Pegula (#6) e levantou o troféu do US Open.

Campeã pela primeira vez em Nova York, Sabalenka agora soma três títulos de slam em simples no currículo. Ela também venceu o Australian Open em 2023 e 2024. Aryna, aliás, agora é a primeira mulher desde Angelique Kerber, em 2016, a conquistar os dois slams de quadra dura na mesma temporada. Na Era Aberta (a partir de 1968), só outras três mulheres alcançaram este feito: Monica Seles (1991,92), Steffi Graf (1988,89) e Martina Hingis (1997).

O triunfo deste sábado foi o 12º seguido de Sabalenka no circuito. Antes de disputar o US Open, ela foi campeã do WTA 1000 de Cincinnati. Na sequência, Aryna superou quatro top 10: Liudmila Samsonova (#10, quartas de final de Cincy), Iga Swiatek (#1, semi de Cincy), Qinwen Zheng (#7, quartas do US Open) e Jessica Pegula (#6, finais de Cincinnati e US Open).

Como aconteceu

Pegula saiu na frente, com uma quebra no terceiro game que veio após três erros de Sabalenka. A número 2 do mundo, se recuperou rápido, atacando com potência e forçando erros da tenista da casa. O placar ficou em 2/2, mas o momento era da bielorrussa, que mandava na maioria das trocas de bola. Sabalenka logo abriu 5/2, mas bobeou quando sacou para fechar o set. Cometeu seguidos erros de direita, e foi um deles que deu a quebra a Pegula. Sacando bem, a americana igualou novamente o placar: 5/5.

O momento instável da favorita continuou no 11º game, mas Sabalenka conseguiu salvar um break point - com uma direita vencedora - e confirmou o saque. Depois, foi Pegula quem teve de sacar sob pressão. A americana cometeu dois erros seguidos e se viu com 15/40 no placar. Jessica, porém, venceu um belo rali e contou com uma devolução longa demais da rival. A tenista da casa ainda salvou outros dois set points, mas cometeu uma dupla falta para ceder mais um set point, e Sabalenka aproveitou. Fez uma curtinha de esquerda, ganhou o ponto e fez 7/5.

Quando o segundo set começou, e Jessica Pegula teve problemas com o saque, a coisa ficou ainda mais fácil para Sabalenka. A americana cometeu uma dupla falta em um break point no seguindo game, e a bielorrussa abriu 3/0 rapidamente. Com um set e uma quebra de vantagem, a número 2 do mundo passou a jogar ainda mais à vontade e confiante. Pegula parecia abatida e até salvou um break point antes de sair do zero no set. Jessica foi recompensada com um game ruim de Sabalenka e, com uma ótima devolução, aproveitou a janela que se abriu e devolveu a quebra. Pegula não só empatou o set como quebrou Sabalenka mais uma vez e abriu 5/3. A tenista da casa sacou para fechar o set, mas Aryna foi ao ataque outra vez e, após seguidos winners, voltou a quebrar, deixando o placar em 5/5.

Novamente com uma dose extra de confiança, a número 2 confirmou seu saque sem problemas e fez 6/5, jogando a pressão para o lado de Pegula. A americana não resistiu. Sabalenka disparou duas direitas indefensáveis em sequência para deixar o placar em 15/30. Depois, com outra grande direita, forçou um erro de Pegula e chegou a dois match points. Jessica salvou o primeiro forçando um erro da rival, mas outra direita de Sabalenka garantiu o título à bielorrussa.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.