Topo

Memphis ou Depay? Por qual nome o atacante prefere ser chamado

Memphis Depay, do Corinhians, em chegada a São Paulo Imagem: Reprodução/Instagram/Corinthians

Colaboração para o UOL

11/09/2024 16h26

O atacante Memphis Depay, agora reforço do Corinthians, revelou que prefere usar apenas seu nome de batismo nos uniformes, um ato de desassociação do pai, que o abandonou aos 4 anos. "Me chame de Memphis".

O que aconteceu

O holandês Memphis Depay recusou o sobrenome como símbolo de ruptura com o pai. O jogador explicou, em entrevista à BBC, que a decisão foi tomada após ser abandonado pelo pai na infância.

Ele revelou que Dennis Depay o abandonou aos 4 anos, enquanto viviam em Roterdã, na Holanda. Criado pela mãe, Memphis adotou essa postura em 2012 e, desde então, mantém apenas seu primeiro nome em campo.

"Eu nunca o perdoarei, não me chame de Depay, me chame de Memphis", disse o jogador à BBC, em relação à partida de seu pai quando ele era criança. "Essas coisas são parte da minha vida. Não são parte do futebol. São coisas diferentes. Eu tenho uma vida ao lado do futebol".

Memphis, hoje com 30, teve uma vida difícil em sua cidade natal, Moordrecht, quando jovem. Ele começou a usar drogas aos 12 anos, após sofrer espancamentos frequentes de crianças que moravam com ele, informou o Sporting News. O jogador superou suas dificuldades na adolescência, tornando-se estrela do futebol holandês quando completou 20 anos.

A carreira do atleta é marcada por passagens em grandes times europeus. Antes de chegar ao Corinthians, Memphis jogou pelo PSV Eindhoven, Manchester United, Lyon, Barcelona e Atlético de Madrid. No Manchester United, em 2015, ele estreou na Liga dos Campeões marcando dois gols e dando uma assistência na vitória por 3 a 1 sobre o Club Brugge.

No Manchester United, ele vestiu a camisa número 7, um número icônico. A camisa já foi usada por jogadores lendários como Cristiano Ronaldo e George Best. Louis van Gaal, técnico na época, elogiava o desempenho de Memphis, lembra o Sporting News.

Van Gaal, que já havia treinado Memphis na seleção holandesa durante a Copa do Mundo de 2014, declarou que estava tão satisfeito com a atuação de Memphis contra o Club Brugge que brincou dizendo que queria "beijá-lo". O técnico destacou que o jogador nunca está satisfeito e sempre busca melhorar, informou a BBC.

Depay também brilhou nas seleções internacionais. Ele participou das Copas do Mundo de 2014 e 2022 pela seleção da Holanda. Ao longo dessas competições e da Eurocopa, ele disputou várias partidas e se destacou com gols importantes.

A contratação de Memphis pelo Corinthians pode chegar a R$ 84 milhões. O clube arcará com apenas 17% do total, enquanto a Esportes da Sorte pagará 68% do valor. Além disso, ações de marketing, em parceria entre clube e Depay estão previstas no acordo, como foi com Ronaldo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Memphis ou Depay? Por qual nome o atacante prefere ser chamado - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Corinthians