'Estamos competindo novamente!', diz Verstappen após melhora da Red Bull

Max Verstappen é líder do campeonato da Fórmula 1, mas não cruzava a linha de chegada em primeiro desde o dia 29 de junho, quando venceu a sprint do GP da Áustria. A última vitória em um GP foi na etapa anterior, quando conquistou a corrida da Espanha. De lá para cá, ele conseguiu por várias vezes maximizar a pontuação possível para a Red Bull enquanto o carro sofria com inconsistências de rendimento. Mas o holandês acha que os dias de olhar para o retrovisor estão contados.

"Parecia como nos velhos tempos", disse Verstappen após a conquista da sprint nos Estados Unidos neste sábado (19). "Normalmente, nas corridas, estávamos sempre olhando para trás, mas desta vez pudemos fazer nossa própria corrida e tivemos um bom ritmo."

Na coletiva de imprensa após a sprint, ele até esteve mais falante, em contraste com as entrevistas oficiais do GP de Singapura, quando entrou em pé de guerra com a FIA por conta de uma punição por ter usado palavrões em uma das entrevistas. É por conta da vitória? "É porque eu sou uma boa pessoa", brincou Verstappen.

Colocar o carro na primeira colocação no grid foi um passo importante para o holandês, que largou bem e pôde controlar o ritmo na ponta, enquanto os rivais se envolviam em batalhas que duraram do começo ao fim das 19 voltas de sprint.

"Estou muito feliz com nosso rendimento hoje. Acho que, claro, olhando a corrida toda, a Ferrari também foi muito rápida, mas eu acho que, do nosso lado, finalmente estamos competindo novamente."

De fato, a Ferrari foi o carro que terminou a prova com os pneus nas melhores condições, mesmo que o segundo colocado Carlos Sainz tenha largado na quinta colocação e tenha passado, na pista, o companheiro Leclerc (duas vezes), a Mercedes de Russell e a McLaren de Norris (na última volta).

Mas a Ferrari espera ter dificuldades na classificação, com os pneus macios, logo mais, a partir das 19h, pelo horário de Brasília. Eles têm um bom rendimento com os pneus médios, usados na sprint, mas ainda têm dificuldade em extrair o máximo com os macios. "O ritmo da sprint foi encorajador e talvez tenhamos chance na corrida. Mas acho que, para a classificação, nosso carro não está na melhor das posições", lembrou Carlos Sainz.

As equipes podem ajustar os carros antes da classificação, mas a Red Bull já parte de uma posição melhor, tendo reencontrado o equilíbrio do carro com as novas peças que começaram a chegar no GP do Azerbaijão e foram completadas para esta corrida de Austin. É um grande alívio para a equipe, que vinha de uma série de atualizações que não estavam melhorando o carro e estavam complicando a situação de Verstappen no campeonato.

O momento mais baixo para eles tinha sido na Itália, quando Verstappen chegou a dizer que, se a situação continuasse a mesma, seria impossível conquistar o tetra. Mas foi em Monza que a Red Bull encontrou a raiz dos problemas e começou a trabalhar para resolvê-los. E o resultado é um carro bem mais equilibrado mesmo na difícil pista de Austin.

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Mesmo assim, a diferença não é grande. Verstappen venceu com 3s8 de vantagem mesmo com uma batalha ferrenha pelo segundo lugar até a última volta. Mas quando ele diz que voltou "aos velhos tempos", não se refere à grande vantagem que teve no passado e, sim, à confiança de que tem um equipamento em mãos com o qual pode voltar a lutar por vitórias.

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