Braathen é 4º, e Brasil tem melhor resultado da história no esqui alpino

Lucas Braathen garantiu para o Brasil o melhor resultado em Copas do Mundo de esportes de inverno.

O que aconteceu

Ele foi o quarto colocado na prova do slalom gigante na etapa de Solden, na Áustria, disputada neste domingo (27), a primeira da Copa do Mundo de esqui alpino. Nesta prova, os atletas precisam descer uma pista na montanha desviando à esquerda ou à direita das portas (bandeirinhas), dependendo da cor delas, azul ou vermelha.

Lucas vestiu as cores verde e amarelo pela primeira vez em torneios oficiais. Ele competia pela Noruega e passou a defender o Brasil a partir de 1º de julho deste ano.

Braathen chegou a anunciar aposentadoria no final do ano passado e ficou 12 meses sem competir. O seu retorno aconteceu justamente neste domingo (27), em sua primeira competição como 'brasileiro'.

Ele faz história com o resultado, sendo agora o melhor brasileiro em Copas do Mundo de esqui alpino e de qualquer esporte de inverno.

Isabel Clark, do snowboard cross, é a brasileira que mais vezes participou de etapas de Copa do Mundo em qualquer modalidade de inverno e a dona do melhor resultado brasileiro em Jogos Olímpicos de Inverno, segundo o site Olimpíada Todo Dia.

Entre 2001 e 2018, ela ficou sete vezes entre as dez melhores de uma etapa de Copa do Mundo. O melhor desempenho veio na temporada 2013/2014 com um sexto lugar em Andorra.

Lucas Braathen tem como principal objetivo conquistar a medalha nas Olimpíadas de Inverno em 2026, que seria inédita para o Brasil.

Continua após a publicidade

Quem é Lucas Braathen

Braathen nasceu em Oslo e é filho de pai norueguês e mãe brasileira. Aprendeu a esquiar aos 4 anos e ganhou seu primeiro ouro em uma Copa do Mundo em 2020.

Aos 24 anos, ele é uma das grandes revelações do esporte e um dos nomes mais populares do esqui alpino mundial.

Competindo pela Noruega, ele foi campeão geral do circuito na temporada 2022/2023 e conquistou o seu primeiro Globo de Cristal.

Lucas é apaixonado pelo Brasil. No fim de 2020, ele contou ao Olhar Olímpico, em português razoável, que é fã de Ronaldinho Gaúcho, da seleção brasileira, e de Neymar.

Deixe seu comentário

Só para assinantes