Sainz vence GP do México marcado por batida, confusão e punições a Max
Colaboração para o UOL
27/10/2024 18h46
O espanhol Carlos Sainz confirmou o bom fim de semana e, após largar na pole position, venceu o GP do México, seguido por Lando Norris, da McLaren.
O que aconteceu
Charles Leclerc, companheiro de Sainz, esteve em segundo na maior parte da corrida, mas errou no fim, perdeu a posição para Norris e acabou em terceiro. Lewis Hamilton e George Russell, ambos da Mercedes, chegaram na quarta e quinta posições, respectivamente.
Verstappen chegou a liderar, mas perdeu posições e terminou em sexto, após cumprir duas punições severas. O piloto da Red Bull fez manobras ilegais para tentar defender sua posição contra Norris.
O holandês segue na liderança do Mundial de Pilotos, mas a diferença para Lando Norris caiu. Verstappen soma agora 362 pontos, contra 315 do piloto da McLaren; Charles Leclerc, da Ferrari, na terceira colocação, também se aproximou, agora com 291 pontos.
A Fórmula 1 volta no próximo domingo (3), quando desembarca no Brasil. A próxima corrida, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, começa às 14h (de Brasília).
Como foi a corrida
Max Verstappen tomou a primeira posição de Carlos Sainz logo após a largada. O piloto holandês colocou sua Red Bull na parte de dentro da pista, forçando o espanhol a tentar uma manobra difícil para manter a ponta. O piloto da Ferrari acabou saindo da pista e cortando caminho. Na sequência, Sainz abriu caminho para Verstappen.
Yuki Tsunoda, da Racing Bulls, e Alexander Albon, da Williams, enroscaram-se antes da primeira curva e tiveram que deixar a corrida. O safety car entrou na pista antes de os pilotos completarem a primeira volta e ficou no autódromo até a volta 7.
Sergio Pérez foi punido por parar o carro fora da posição no momento da largada. O piloto local foi penalizado com cinco segundos por parar sua Red Bull à frente da linha que determina o lugar dos carros no grid de largada.
Mais rápido na pista, Sainz não demorou para recuperar a primeira posição. Duas voltas depois de o safety car deixar a pista, o espanhol fez uma bela manobra e deixou Verstappen para trás.
Ameaçado por Lando Norris, Max Verstappen fez manobras ilegais para defender a segunda posição e acabou punido com 20 segundos. Primeiro, o holandês tocou na roda da McLaren de Norris para evitar uma ultrapassagem, forçando-o para fora da pista. Na sequência, com o inglês na frente, Verstappen saiu do traçado e voltou a tocar a roda do adversário, que mais uma vez saiu da pista.
A briga entre Verstappen e Norris foi boa para a Ferrari. Na frente, Carlos Sainz conseguiu abrir vantagem. Atrás, Charles Leclerc aproveitou para tomar a posição de ambos.
Dia de festa para Alonso acabou mais cedo. O piloto da Aston Martin, que completou 400 GPs no México, teve um problema no carro e foi obrigado a abandonar a corrida antes da 20ª volta.
Após a primeira rodada de paradas, Max Verstappen, que cumpriu a punição nos boxes, voltou na sexta posição. Por outro lado, Sergio Pérez viu o desempenho de sua Red Bull cair após tocar Liam Lawson em uma tentativa de ultrapassagem, e não saiu das últimas posições - ele largou em 18º.
Oscar Piastri foi um dos destaques do fim da corrida. O piloto da McLaren, que largou em 17º, fez várias ultrapassagens para ser o oitavo a passar pela linha de chegada.
No fim da corrida, Lando Norris pressionou Charles Leclerc e conseguiu a segunda posição. O piloto da McLaren nem precisou fazer uma manobra de ultrapassagem, já que o monegasco saiu da pista ao tentar defender a posição.
Veja a classificação do GP do México:
- Carlos Sainz (Ferrari)
- Lando Norris (McLaren)
- Charles Leclerc (Ferrari) -- volta mais rápida
- Lewis Hamilton (Mercedes)
- George Russell (Mercedes)
- Max Verstappen (Red Bull)
- Kevin Magnussen (Haas)
- Oscar Piastri (McLaren)
- Nico Hulkenberg (Haas)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Franco Colapinto (Williams)
- Esteban Ocon (Alpine)
- Valtteri Bottas (Sauber)
- Guanyu Zhou (Sauber)
- Liam Lawson (Racing Bulls)
- Sergio Pérez (Red Bull)
- Fernando Alonso (Aston Martin) - não completou
- Alexander Albon (Williams) - não completou
- Yuki Tsunoda (Racing Bulls)- não completou