Topo

Sainz vence GP do México marcado por batida, confusão e punições a Max

Carlos Sainz, piloto espanhol da Ferrari, durante o GP do México de F1 Imagem: Alfredo Estrella /AFP

Colaboração para o UOL

27/10/2024 18h46

O espanhol Carlos Sainz confirmou o bom fim de semana e, após largar na pole position, venceu o GP do México, seguido por Lando Norris, da McLaren.

O que aconteceu

Charles Leclerc, companheiro de Sainz, esteve em segundo na maior parte da corrida, mas errou no fim, perdeu a posição para Norris e acabou em terceiro. Lewis Hamilton e George Russell, ambos da Mercedes, chegaram na quarta e quinta posições, respectivamente.

Verstappen chegou a liderar, mas perdeu posições e terminou em sexto, após cumprir duas punições severas. O piloto da Red Bull fez manobras ilegais para tentar defender sua posição contra Norris.

O holandês segue na liderança do Mundial de Pilotos, mas a diferença para Lando Norris caiu. Verstappen soma agora 362 pontos, contra 315 do piloto da McLaren; Charles Leclerc, da Ferrari, na terceira colocação, também se aproximou, agora com 291 pontos.

A Fórmula 1 volta no próximo domingo (3), quando desembarca no Brasil. A próxima corrida, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, começa às 14h (de Brasília).

Como foi a corrida

Max Verstappen tomou a primeira posição de Carlos Sainz logo após a largada. O piloto holandês colocou sua Red Bull na parte de dentro da pista, forçando o espanhol a tentar uma manobra difícil para manter a ponta. O piloto da Ferrari acabou saindo da pista e cortando caminho. Na sequência, Sainz abriu caminho para Verstappen, já que

Yuki Tsunoda, da Racing Bulls, e Alexander Albon, da Williams, enroscaram-se antes da primeira curva e tiveram que deixar a corrida. O safety car entrou na pista antes de os pilotos completarem a primeira volta e ficou no autódromo até a volta 7.

Yuki Tsunoda, da Racing Bulls, envolveu-se em um acidente após a larga no GP do México Imagem: Yuri CORTEZ / AFP

Sergio Pérez foi punido por parar o carro fora da posição no momento da largada. O piloto local foi penalizado com cinco segundos por parar sua Red Bull à frente da linha que determina o lugar dos carros no grid de largada.

Mais rápido na pista, Sainz não demorou para recuperar a primeira posição. Duas voltas depois de o safety car deixar a pista, o espanhol fez uma bela manobra e deixou Verstappen para trás.

Ameaçado por Lando Norris, Max Verstappen fez manobras ilegais para defender a segunda posição e acabou punido com 20 segundos. Primeiro, o holandês tocou na roda da McLaren de Norris para evitar uma ultrapassagem, forçando-o para fora da pista. Na sequência, com o inglês na frente, Verstappen saiu do traçado e voltou a tocar a roda do adversário, que mais uma vez saiu da pista.

A briga entre Verstappen e Norris foi boa para a Ferrari. Na frente, Carlos Sainz conseguiu abrir vantagem. Atrás, Charles Leclerc aproveitou para tomar a posição de ambos.

Dia de festa para Alonso acabou mais cedo. O piloto da Aston Martin, que completou 400 GPs no México, teve um problema no carro e foi obrigado a abandonar a corrida antes da 20ª volta.

Após a primeira rodada de paradas, Max Verstappen, que cumpriu a punição nos boxes, voltou na sexta posição. Por outro lado, Sergio Pérez viu o desempenho de sua Red Bull cair após tocar Liam Lawson em uma tentativa de ultrapassagem, e não saiu das últimas posições - ele largou em 18º.

Oscar Piastri foi um dos destaques do fim da corrida. O piloto da McLaren, que largou em 17º, fez várias ultrapassagens para ser o oitavo a passar pela linha de chegada.

No fim da corrida, Lando Norris pressionou Charles Leclerc e conseguiu a segunda posição. O piloto da McLaren nem precisou fazer uma manobra de ultrapassagem, já que o monegasco saiu da pista ao tentar defender a posição.

Veja a classificação do GP do México:

  1. Carlos Sainz (Ferrari)
  2. Lando Norris (McLaren)
  3. Charles Leclerc (Ferrari) -- volta mais rápida
  4. Lewis Hamilton (Mercedes)
  5. George Russell (Mercedes)
  6. Max Verstappen (Red Bull)
  7. Kevin Magnussen (Haas)
  8. Oscar Piastri (McLaren)
  9. Nico Hulkenberg (Haas)
  10. Pierre Gasly (Alpine)
  11. Lance Stroll (Aston Martin)
  12. Franco Colapinto (Williams)
  13. Esteban Ocon (Alpine)
  14. Valtteri Bottas (Sauber)
  15. Guanyu Zhou (Sauber)
  16. Liam Lawson (Racing Bulls)
  17. Sergio Pérez (Red Bull)
  18. Fernando Alonso (Aston Martin) - não completou
  19. Alexander Albon (Williams) - não completou
  20. Yuki Tsunoda (Racing Bulls)- não completou

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sainz vence GP do México marcado por batida, confusão e punições a Max - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Fórmula 1