Bortoleto é aclamado por pilotos em São Paulo: 'Está pronto para a F1'

O brasileiro Gabriel Bortoleto foi aclamado por pilotos da Fórmula 1 nas conversas com a imprensa antes do GP de São Paulo.

o que aconteceu

Nesta quinta-feira (31), Max Verstappen, Oscar Piastri e George Russell exaltaram os resultados alcançados pelo piloto, que atualmente lidera a Fórmula 2 e que é piloto do programa de jovens da McLaren — a categoria é o último passo na formação de pilotos para a F1.

Na visão de Russell, da Mercedes, Bortoleto está pronto para competir na categoria de elite do automobilismo, principalmente por ter se destacado enquanto novato.

Se alguém ganha a F3 e F2 no primeiro ano, está pronto pra F1
George Russell, em coletiva no GP de São Paulo

Verstappen: 'Eu já teria contratado Bortoleto'

Para Max Verstappen, líder da temporada 2024 da F1 pela Red Bull, a Sauber, que mira Bortoleto para o próximo ano, está perdendo tempo por ainda não ter assinado contrato. Vale ressaltar que Mattia Binotto, chefe da equipe, tem contato com outros nomes para a vaga — dentre eles, mais um brasileiro, Felipe Drugovich.

O maior concorrente de Bortoleto na corrida, no entanto, é Valtteri Bottas. O finlandês já compõe a escuderia suíça, mas reconheceu que o adversário brasileiro tem boas chances de tirá-lo da briga. A única vaga definida pela Sauber para a próxima temporada é de Nico Hülkenberg, de 37 anos.

Se eu estivesse na Sauber, já teria contratado Gabriel Bortoleto. Especialmente pensando para o futuro, jovens pilotos e a grande mudança de regulamento para 2026, é sempre bom se acostumar com a equipe por um ano, podendo cometer erros aqui e ali, se integrar bem, conhecer o carro. Você sempre se sente muito mais preparado e confortável quando 2026 começar.
Max Verstappen, em coletiva no GP de São Paulo

'Merece uma vaga', diz Piastri

Enquanto isso, Oscar Piastri, titular da McLaren, comparou a própria experiência com a situação de Bortoleto, na luta pelo sonho da F1. Apesar de reforçar a expectativa de que o brasileiro passe pela mesma espera dura, o australiano foi taxativo ao dizer que o piloto da F2 "merece uma vaga".

Continua após a publicidade

Piastri, campeão da F2 em 2021, foi o último a vencer a categoria que subiu para a F1.

Do meu ponto de vista, quando você alcança esse tipo de resultado, merece estar em um deles [carros de F1]. E eu tenho a experiência pessoal da dor de não conseguir um assento. Portanto, para o bem dele, espero que não tenha que passar por isso. Acho que ninguém jamais passará pelo mesmo que eu passei, mas acho que ele está fazendo um ótimo trabalho. Se ele está fazendo isso por mérito, merece uma vaga.
Oscar Piastri, da McLaren, em coletiva no GP de São Paulo

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.