F1 adia classificação para domingo após forte chuva; corrida será mais cedo

O GP de São Paulo da Fórmula 1 teve sua programação de domingo (3) alterada por conta da previsão de chuva em Interlagos. Tanto a classificação, que estava prevista para acontecer neste sábado (2), quanto a corrida foram remarcadas. A sessão classificatória está agendada para as 7h30, e o GP terá início às 12h30. Os portões abrem a partir das 6h30 — sempre no horário de Brasília.

O que aconteceu

A organização decidiu pelas mudanças após tomar ciência das condições climáticas. Há probabilidade de chvua durante todo o domingo, mas a maior concentração está prevista para acontecer a partir das 14h, horário inicialmente marcado para a corrida.

A organização optou pelo adiamento definitivo neste sábado por falta de visibilidade e acúmulo de água na pista após forte temporal em Interlagos, quase 2h depois do horário inicial da classificação, que aconteceria às 15h.

A volta de Lewis Hamilton com a McLaren icônica de Ayrton Senna estava agendada para as 17h e também fica para amanhã, mas sem horário definido. Toda a programação oficial da tarde de sábado foi alterada.

Agora, a FIA está fazendo a verificação final sobre qual será o momento certo para organizar a classificação e traçar um plano para completar o dia, porque como vocês sabem é um grande evento e precisamos ter certeza de que podemos maximizar tudo, em todas as condições que possam ser aceitáveis, claro. Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1

O dilúvio em Interlagos começou cerca de 45 minutos antes do início da classificação para o GP — a corrida está marcada para este domingo (3), às 14h (de Brasília). Muitos raios e trovões atingiram a região, além de ventos fortes.

Por conta da intensidade da chuva em um curto período, muitas poças se formaram na pista. A equipe da organização passou cerca de 30 minutos tentando retirar a água acumulada, mas a garoa continuou, dificultando o escoamento total.

Uma das preocupações, que culminou no adiamento, são os pneus especiais para chuvas fortes. Por conta da tração, os pneus espirram muita água, o que prejudica a corrida.

O UOL apurou que a F1 queria manter a classificação para este sábado "por motivo de força maior", apesar de uma regra da FIA determinar ela aconteça em até 4h após o fim da sessão de Spint. "No segundo dia de corrida em pista, com início não inferior a três (3) horas, e não superior a quatro (4) horas após o final do Sprint", diz a regra da FIA. A Sprint deste sábado terminou por volta das 11h30.

Continua após a publicidade

A reportagem também apurou que não haverá reembolso do ingresso de sábado. Segundo a F1, como os ingressos são vendidos para os três dias, e a classificação vai acontecer de qualquer maneira no domingo, o dinheiro não será devolvido.

Siga o UOL Esporte no

O que diz a FIA sobre o adiamento

A decisão foi tomada devido à falta de visibilidade provocada pelo nível de chuva que temos registado nas últimas horas. Há muita água parada em partes do circuito, o que torna as condições inseguras.

Por mais que todos desejemos ver a competição na pista, a segurança dos pilotos, membros da equipe, voluntários, oficiais e espectadores é a nossa principal prioridade.

Chuva causa estragos

Várias estruturas do autódromo foram afetadas pela água, inclusive o setor coberto do paddock, que possui algumas frestas e clareiras. Um dos camarotes foi inundado por conta de um buraco no teto. Os fãs registraram a força da natureza em diversos vídeos publicados nas redes sociais.

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes