Tetra, Verstappen revela alívio: 'Aprendi muito e tive que manter a calma'
O holandês Max Verstappen conquistou, aos 27 anos, seu quarto título seguido na Fórmula 1 e destacou como essa conquista foi bem mais difícil principalmente do que as duas últimas temporadas, em que teve o melhor carro claramente. Em 2024, a história foi diferente. Após um ótimo início, a Red Bull viu os rivais se aproximarem e Verstappen disse que viveu um ano de aprendizado para superar os desafios.
"Foi uma temporada muito desafiadora. Também, como pessoa, algumas vezes foi muito difícil e tive que manter a calma. Ainda prefiro a temporada passada, curti muito, e essa temporada me ensinou muitas lições que me deixam muito orgulhoso, pela maneira como lidamos com tudo enquanto equipe e isso torna essa temporada especial e bonita."
Prova disso foi que a conquista veio com um quinto lugar no GP de Las Vegas, e não uma vitória dominante. Verstappen, na verdade, venceu em 2024 metade das corridas que conquistou em 2023.
"Foi uma temporada longa. Claro que começando muito bem, parecia que iríamos dominar, e depois tivemos uma fase difícil. Mas a equipe continuou trabalhando em melhorias e conseguimos. Tenho orgulho de todos eles, pelo que eles fizeram por mim e estar aqui como um tetracampeão do mundo é algo que nunca pensei que seria possível. No momento, estou me sentindo aliviado, de certa forma, mas também muito orgulhoso."
Verstappen foi cumprimentado pelo rival Lando Norris, que fez uma corrida apagada, com a McLaren deixando a desejar em termos de ritmo, e foi o sexto.
"Max mereceu a vitória, ele pilotou melhor do que eu, mereceu mais do que qualquer um, Max não tem nenhum ponto fraco. Quando ele tem o melhor carro, ele domina, e quando ele não tem o melhor carro ele está sempre lá."
Verstappen foi o piloto mais jovem a estrear na F1, quando tinha apenas 17 anos. Desde a época do kart, ele já era cotado para ganhar vários campeonatos na principal categoria do automobilismo, mas disse que, quando estreou, não pensar em conquistar o tetra.
"Definitivamente, não imaginava. Só estava contente por estar na F1 e sonhava em vencer, em estar no pódio, as coisas normais e que já são muito difíceis de conquistar. E depois chegamos naquela fase difícil, em que a gente continuou tentando, e depois começamos bem com as novas regras. É incrível estar aqui como um tetracampeão."
A Fórmula 1 ainda tem duas etapas pela frente nos dois próximos finais de semana e a disputa está ficando apertada entre a McLaren e a Ferrari pelo mundial de construtores. A Ferrari conquistou um terceiro e quarto lugares em Las Vegas e agora está a 24 pontos da rival.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.