GP do Qatar: Norris faz pole da sprint, e McLaren sai na frente da Ferrari
Lando Norris garantiu a pole da sprint do GP do Qatar, penúltima etapa da temporada de 2024 da Formula 1. O britânico da McLaren terminou em primeiro no classificatório para a corrida curta, registrando tempo de 1min21s002.
George Russell, da Mercedes, e Oscar Piastri, também da McLaren, ficaram em segundo e em terceiro na sessão, respectivamente.
Relacionadas
O ferrarista Carlos Sainz foi o quarto, com seu companheiro de equipe, Charles Leclerc —que foi o mais rápido do único treino livre do dia— logo atrás. Já o campeão Max Verstappen, que confirmou o tetracampeonato na última corrida, terminou em sexto, seguido por Lewis Hamilton.
Com o desempenho no classificatório, a McLaren larga na frente da Ferrari na emocionante reta final do campeonato de construtores. A escuderia britânica lidera a tabela, com 608 pontos, com a italiana em segundo, com 584. Como o campeão entre os pilotos já está definido, a emoção agora fica na disputa entre as equipes.
A largada da sprint será às 11h (de Brasília) deste sábado (30).
Como foi o classificatório da sprint
Lando Norris terminou o SQ1 em primeiro, completando o circuito de Lusail em 1min21s356. Ele ficou na liderança durante toda a primeira fase, viu Russel colar ao fazer exatamente o mesmo tempo nos minutos finais, mas conseguiu retomar a ponta na última volta.
Perez, Tsunoda, Ocon, Guanyu e Colapinto foram eliminados no SQ1, com o argentino registrando o pior tempo. O mexicano da Red Bull não emplacou, ficou abaixo da "nota de corte" , deu indícios que se salvaria, mas não conseguiu.
Norris e Russell repetiram as posições no SQ2 e também no SQ3, melhorando seus tempos. Oscar Piastri ficou na cola e completou o pódio da atividade nas três sessões.
Classificação para a sprint
- Lando Norris
- George Russell
- Oscar Piastri
- Carlos Sainz
- Charles Leclerc
- Max Verstappen
- Lewis Hamilton
- Pierre Gasly
- Nico Hulkenberg
- Liam Lawson
- Fernando Alonso
- Alex Albon
- Valtteri Bottas
- Lance Stroll
- Kevin Magnussen
- Sergio Perez
- Yuki Tsunoda
- Esteban Ocon
- Zhou Guanyu
- Franco Colapinto