Charles e Arthur Leclerc juntos na Ferrari: veja outros irmãos de vida e F1
Colaboração para o UOL
04/12/2024 18h27
Charles e Arthur Leclerc serão os primeiros irmãos a participar de um treino livre da Fórmula 1 como companheiros de equipe. Os pilotos da Ferrari estarão juntos na primeira sessão do GP de Abu Dhabi, nesta sexta-feira (6). Arthur assume o posto de Carlos Sainz no treino.
Não são só eles...
Há outros irmãos, porém, que escolheram o mesmo caminho do automobilismo, ainda que não tenham pilotado na mesma equipe. Uma das duplas mais famosas é, sem dúvida, a formada pelos irmãos Schumacher.
Relacionadas
Michael e Ralf Schumacher tiveram destinos diferentes: o primeiro, mais velho, virou um dos maiores pilotos de F1, tornando-se heptacampeão da competição e multi recordista do torneio. O segundo encerrou a carreira de forma precoce e teve pouca visibilidade — comparado ao irmão —, ainda que tenha mais de 20 pódios conquistados na curta carreira.
Emerson e Wilson Fittipaldi são os brasileiros que aparecem na lista. Neste caso, foi o irmão mais novo, Emerson, que teve mais projeção e tempo nas pistas. Campeão em 1972 e 1974, o piloto foi o primeiro brasileiro a conquistar a F1 na história do automobilismo. Wilson estreou nas pistas no ano em que o irmão venceu pela primeira vez, mas guiou até apenas 1975. Juntos, desenvolveram a equipe Copersucar, exclusivamente brasileira, que acabou durando até 1982.
Os irmãos Villeneuve conquistaram belos feitos na Fórmula 1, mas um deles acabou sofrendo acidente brutal durante uma corrida, assim como Ayrton Senna: 12 anos antes do brasileiro, Gilles Villeneuve se acidentou enquanto tentava ultrapassar Jochen Mass em curva do GP da Bélgica.
O canadense bateu na traseira do adversário e morreu horas depois, no hospital, causando comoção tal qual Senna anos depois. Jacques conquistou dois títulos da Fórmula Atlântica, em 1980 e 1981, assim como seu irmão o fez em 1976 e 1977. Os dois pilotaram juntos por equipes diferentes, mas não conseguiram vencer uma F1.
Os irmãos Ian e Jody Scheckter estão marcados na história sul-africana. Apesar de ter conquistado um décimo lugar no GP da Holanda de 1977 como sua melhor posição na carreira, Ian disputou a F1 por equipes de destaque, como a Lotus. Jody foi o campeão de 1979 pela Ferrari, sendo companheiro de Gilles Villeneuve, um ano antes da morte do fundador da marca, Enzo Ferrari.
No caso de Jackie Stewart, tricampeão mundial de Fórmula 1, considerado um dos maiores pilotos da modalidade, seu irmão, Jimmy, não teve tanto sucesso. O irmão mais jovem, três vezes campeão da modalidade, ainda assim, credita totalmente seu sucesso ao mais velho, mesmo que menos vitorioso na carreira. Jackie quase teve um quarto título, mas foi vice-campeão justamente para Emerson Fittipaldi.