Fonseca estreia bem e derruba #20 do mundo no Next Gen Finals

João Fonseca começou da melhor maneira possível sua participação no ATP Next Gen Finals, torneio que reúne os oito melhores tenistas de até 20 anos da temporada 2024. O carioca de 19 anos derrubou o francês Arthur Fils (#20 do mundo) em cinco sets, com parciais de 3/4(9), 4/2, 4/1, 1/4 e 4/1 (o torneio é disputado em melhor de cinco sets, com cada set indo até quatro games).

Foi o segundo triunfo de Fonseca sobre Fils este ano. Os dois se encontraram na primeira rodada do Rio Open, quando o brasileiro ainda era o número 655 do mundo, e o francês já era o 36º do ranking.

O resultado coloca o brasileiro em boa posição no Grupo Azul da competição, que também tem o americano Learner Tien (19 anos, #122) e o tcheco Jakub Mensik (19 anos, #48). Os dois também duelaram nesta quarta-feira, e Tien levou a melhor por 4/3(6), 4/3(3), 2/4, 2/4 e 4/3(8). Os quatro tenistas jogarão entre si dentro do grupo, e os dois melhores avançarão às semifinais.

Como aconteceu

O primeiro set foi duro, com os dois tenistas confirmando seus serviços, e a decisão veio apenas no tie-break. João teve a vantagem primeiro e abriu 3/1 graças a uma dupla falta de Fils. No entanto, o brasileiro perdeu a dianteira ao cometer um erro não forçado. Fonseca salvou dois set points com seu serviço e teve dois set points no saque do rival, mas não conseguiu converter. Com o placar em 9/9, o brasileiro cometeu uma dupla falta, e o francês aproveitou para fechar o set no ponto seguinte: 4/3(9).

A segunda parcial viu as primeiras quebras de saque. Fonseca abriu 3/0 após quebrar Fils no segundo game, mas teve o saque quebrado quando tinha 3/1. Fils, contudo, nem chegou a empatar a parcial. No sexto game, sacando em 2/3, o europeu salvou um set point, mas cometeu um erro no segundo, o que definiu a parcial em 4/2 para o brasileiro.

O francês tinha mais problemas com seu serviço, e Fonseca voltou a ameaçar no quarto game do terceiro set. Fils salvou três break points, mas errou um slice na quarta chance de quebra e voltou a perder o saque. O brasileiro abriu 3/1 e, desta vez, não bobeou para fechar o set em 4/1.

No quarto set, Fils voltou a encarar um break point, mas se salvou com um ace no meio. Na sequência, foi a vez de Fonseca ter uma queda de rendimento. Cometeu seguidos erros e se viu sacando em 0/40. Quando errou mais uma direita, perdeu o game e deu ao francês a vantagem de 3/1. Fils aproveitou, fechou a parcial em 4/1 e forçou o quinto e decisivo set.

Fonseca, então, brilhou. Aproveitou um game com dois erros de Fils e, no terceiro break point, atacou bem com uma esquerda cruzada e converteu a chance. Em seguida, com o placar em 3/1, foi firme e fechou a partida.

Continua após a publicidade

Van Assche e Michelsen vencem no Grupo Vermelho

O Grupo Vermelho começou com o francês Luca Van Assche (20 anos, #128) superando o chinês Juncheng Shang (19 anos, #50) por 4/3(3), 2/4, 4/1 e 4/3(5). Em seguida, o americano Alex Michelsen (20 anos, #41) bateu o compatriota Nishesh Basavareddy (19 anos, #138) por 2/4, 4/3(5), 4/3(4) e 4/2.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.