Topo

Pressão? João Fonseca diz que joga tênis por diversão e mira igualar Guga

João Fonseca estreia no Next Gen Finals nesta quarta-feira (18) Imagem: Divulgação/CBT

Do UOL, em São Paulo

18/12/2024 05h30

Em ascensão no cenário do tênis mundial, o brasileiro João Fonseca não liga muito para a pressão. O prodígio de apenas 18 anos vê o esporte mais como uma diversão, apesar do lado competitivo. Ele estreia no Next Gen Finals nesta quarta-feira (18), na Arábia Saudita.

A temporada me ajudou a jogar enfrentando a pressão, curtindo o momento, aproveitando cada oportunidade. Eu acho que isso eu fiz muito bem em 2024. E espero fazer super bem em 2025, jogar tênis feliz, aproveitando cada torneio, cada viagem que você faz. E estar aqui no Next Gen é mais uma oportunidade, um torneio maravilhoso, com uma cultura diferente, primeira vez aqui, então curtindo muito. É isso que eu faço, jogar tênis por diversão. Obviamente tem um trabalho, a gente quer ganhar todas as vezes, mas seguir evoluindo como pessoa também.
João Fonseca

João mira Guga e pode dar mais um passo

Guga é o ídolo de João Fonseca. Igualar os feitos de Gustavo Kuerten — campeão de grand slam e número 1 do mundo — são as duas principais metas do prodígio, que exaltou a lenda.

O Guga é uma figura que inspira não só jogadores de tênis, mas todos os outros esportes, todo o Brasil, com a sua história, com a sua felicidade falando, sua alegria, seu carisma. Ele me inspira, é onde eu quero chegar também, ser número um do mundo, quero ganhar um Grand Slam. É muito legal ver novos jogadores no circuito. Sempre tem um ou dois ali passando a barreira do top 100. Agora temos os dois Thiagos (Wild e Monteiro). Quero estar junto desses caras, fazer história para o Brasil, levar essa bandeira comigo.

João Fonseca pode dar mais um passo importante para subir ainda mais no cenário mundial nesta semana. O brasileiro está classificado para as finais do Next Gen, torneio que reúne os oito melhores tenistas sub-20 do mundo na Arábia Saudita.

O brasileiro está no Grupo A e terá de enfrentar Arthur Fils (FRA), Jakub Mensik (CZE) e Learner Tien (EUA) na primeira fase. Os dois primeiros de cada chave avançam às semifinais.

Veja o calendário de João Fonseca

  • 18 de dezembro de 2024 - Arthur Fils x João Fonseca - 14h30 (de Brasília)
  • 19 de dezembro de 2024 - Jakub Mensik x João Fonseca - 9h
  • 20 de dezembro de 2024 - Lerner Tien x João Fonseca - 9h

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pressão? João Fonseca diz que joga tênis por diversão e mira igualar Guga - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tênis