João Fonseca revê Nadal, recria foto de 14 anos e leva título com 'benção'

O conquista do ATP Next Gen Finals teve um sabor especial para João Fonseca. A promessa do tênis brasileiro não só levou o título, como também se reencontrou com o ídolo Rafael Nadal, recriou foto histórica e recebeu uma "bênção" do espanhol.

O que aconteceu

Fonseca se reencontrou com Nadal na última sexta-feira (20), durante a fase de grupos do torneio, e ouviu: "Boa sorte". O jovem de 18 anos teve a oportunidade de conhecer pessoalmente a lenda do tênis antes de ir à quadra derrotar o tcheco Mensik e se classificar invicto à semifinal da competição.

O brasileiro mostrou ao ídolo uma foto deles de 14 anos atrás, na África do Sul, recriou o clique. No registro antigo, João aparece no colo da mãe ao lado de Nadal, que estava vestido e pintado para torcer pela Espanha na Copa do Mundo de 2010. O espanhol reconheceu que a fotografia foi tirada antes da final, vencida por sua seleção.

Fã desde criancinha, Fonseca também acompanhou Nadal in loco em 2014. Aos sete anos, o garoto estava na edição de estreia do Rio Open assistindo ao ídolo das primeiras fileiras da arquibancada. Foi quando ele se apaixonou de vez pelo esporte.

O brasileiro conquistou sua primeira taça da ATP, mesmo que da "categoria de base". O ATP Next Gen Finals reuniu os oito melhores tenistas de até 20 anos do circuito profissional em 2024, e Fonseca levou o troféu após vencer de virada o norte-americano Learner Tien na final. As parciais terminaram 2/4, 4/3(8), 4/0 e 4/2.

Ele virou o segundo campeão mais jovem do torneio. Com 18 anos e 3 meses de idade, o carioca, atual #145 do ranking, fica atrás apenas do italiano Jannik Sinner, número 1 do mundo, que tinha 18 anos e 2 meses quando venceu a competição, em 2019.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.