Fonseca bate argentino e alcança a chave principal do Australian Open
09/01/2025 02h17Atualizada em 09/01/2025 10h15
Pela primeira vez como profissional, João Fonseca disputará a chave principal de um slam. O carioca de 18 anos, atual #113 do ranking e grande sensação do circuito mundial, superou a última rodada do qualifying nesta quinta-feira e conquistou sua vaga no Australian Open. A vítima da vez foi o argentino Thiago Tirante, que lutou bravamente, mas tombou por 6/4 e 6/1 em 1h14min.
Fonseca vive um grande momento no circuito e agora soma 13 vitórias consecutivas. Antes de ir a Melbourne e vencer três partidas pelo torneio classificatório, ele foi campeão do ATP Finals Next Gen, em Gidá, na Arábia Saudita, e levantou o troféu do Challenger 125 de Camberra, também na Austrália.
Ele vai enfrentar o russo Andrey Rublev, número 9 do ranking, na primeira rodada da chave principal. O adversário de 27 anos já chegou a ser o 5º melhor tenista do ranking. A partida ainda não tem data e horário confirmados. O Australian Open começa no próximo sábado (11).
Relacionadas
Como aconteceu
Do mesmo modo que nas partidas anteriores em Melbourne, Fonseca começou a partida sem problemas para confirmar seu serviço enquanto ameaçava o saque dos oponentes. Desta vez, porém, o brasileiro falhava na hora de alcançar as quebras. Perdeu três break points no quinto game e desperdiçou outros três no sétimo. No nono, Tirante chegou a abrir 40/15, mas finalmente a sorte esteve do lado do brasileiro. Em seu nono break point do set, João mandou uma bola que tocou na fita e morreu perto da rede, na quadra do adversário, que não teve chance de alcançá-la. O ponto valeu a quebra, e no game seguinte o carioca fez 6/4.
Com a dianteira, Fonseca passou a jogar ainda mais solto. Acompanhado por uma barulhenta torcida que gritava seu nome em uma lotadíssima Quadra 7, o brasileiro abriu o segundo set com mais uma quebra de saque, que veio com uma direita indefensável. Depois de abrir 2/1, o carioca finalmente jogou um game de saque ruim, com uma dupla falta e até um erro em um smash fácil. João, porém, salvou três break points com excelentes saques (dois aces) e abriu 3/1 com uma direita vencedora.
A essa altura, já ficava claro que Tirante não tinha golpes para incomodar o brasileiro consistentemente. Quando o argentino mandou uma direita na rede no quinto game, deu a Fonseca outra quebra e uma vantagem de 4/1 na segunda parcial. Depois disso, o brasileiro só administrou a liderança até fechar a partida e conquistar seu lugar na chave principal.
Monteiro também na chave
O número 2 do Brasil, Thiago Monteiro (#106 do mundo) também disputou, nesta quinta-feira, a última rodada do qualifying do Australian Open. O cearense entrou em quadra depois de Fonseca e bateu o belga Kimmer Coppejans (#361) por 6/4 e 6/3. Assim, Monteiro vai se juntar a Thiago Wild e João Fonseca entre os 128 tenistas da chave principal.