Fonseca está entre os 20 melhores tenistas do ano e é o mais jovem da lista

Atual número 59 no mundo, João Fonseca é um dos 20 tenistas que mais pontuaram no ranking da ATP em 2025 e aparece em segundo na corrida para o Next Gen Finals, torneio de jovens prodígios do qual ele já se sagrou campeão no ano passado.

Corridas na temporada

Fonseca é o 20º no Race to Turin, que classifica os tenistas que mais pontuaram na temporada e define os classificados para o ATP Finals. Em novembro, após os torneios ATP 250 de Belgrado e Metz, os sete atletas mais bem colocados e um oitavo participante —que pode vir desta tabela ou via Grand Slam— disputarão o torneio para ver quem leva o "título" do ano.

O brasileiro já soma 732 pontos em tal ranking por seu desempenho nos três primeiros meses de 2025. Neste começo de temporada, João conquistou três títulos (Challengers de Camberra e Phoenix e ATP 250 de Buenos Aires), além de ter feito sua estreia na chave principal de Grand Slam e de ter chegado pela primeira vez a uma terceira rodada de Masters 1000.

João Fonseca comemora título do Challenger de Phoenix após vitória sobre Alexander Bublik
João Fonseca comemora título do Challenger de Phoenix após vitória sobre Alexander Bublik Imagem: Divulgação/X @ATPChallenger

O carioca de 18 anos é o tenista mais jovem no top 20 da corrida para Turim. Ele está a 263 pontos do primeiro integrante do top 10, o norte-americano Taylor Fitz. Já o líder no Race to Turin é o nº 1 do ranking geral, o italiano Jannick Sinner, que registra 2 mil pontos por ter vencido o Aberto da Austrália em janeiro —antes de cumprir suspensão de três meses por doping.

Já entre as promessas do tênis, Fonseca desponta em segundo no Race to Jeddah. O brasileiro estava disparado na liderança dos tenistas de até 20 anos, mas foi ultrapassado na nova atualização da lista após o tcheco Jakub Mensik, de 19 anos, ter vencido Djokovic na final e faturado o Masters 1000 de Miami no último final de semana. Neste ranking, João tem 710 pontos, enquanto o primeiro colocado saltou para 1.330.

João Fonseca na final do ATP Next Gen Finals de 2024, em Gidá, Arábia Saudita
João Fonseca na final do ATP Next Gen Finals de 2024, em Gidá, Arábia Saudita Imagem: Francois Nel/Getty Images

No entanto, o UOL apurou que o carioca não deve disputar novamente o Next Gen Finals, do qual é o atual campeão. A comissão técnica e o entorno de Fonseca ainda não bateram o martelo, mas seu retorno ao torneio na Arábia Saudita é visto como "dificílimo".

Até então, nenhum vencedor das seis edições anteriores disputou o Next Gen Finals no ano seguinte ao título, mesmo os que ainda estavam dentro da faixa etária.

Continua após a publicidade

Próximo passo

João é o atual número 59 do mundo, registrando sua melhor posição na carreira no ranking geral da ATP —que não leva em consideração somente a pontuação neste ano. O brasileiro vem quebrando seu próprio recorde a cada mês. Em abril do ano passado, ele era apenas o 288º.

Fonseca tirou um período de férias após ter disputado oito torneios praticamente seguidos neste começo de ano e deve retornar ao circuito na última semana de abril. Depois da eliminação em Miami, o carioca disse que tiraria um tempo de descanso antes de começar sua preparação para a temporada no saibro e citou o Masters 1000 de Madri, que começa no próximo dia 23.

Estou de férias agora, tenho uma semana de férias, voltar para o Rio e descansar com família, namorada. Descansar um pouco, depois volto a treinar no saibro, duas semanas no Rio e começo a preparação em Madri, provavelmente.
João Fonseca, à ESPN, após eliminação em Miami

Últimos campeões do Next Gen Finals

  • 2024: Fonseca
  • 2023: Medjedovic
  • 2022: Nakashima
  • 2021: Alcaraz
  • 2020: Não realizado devido à pandemia de covid-19
  • 2019: Sinner
  • 2018: Tsitsipas
  • 2017: Chung

5 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Elza Barros Candeloro

João Fonseca é um tenista espetacular, com a melhor direita do circuito. Mas tem de melhorar duas coisas no seu jogo. Seu preparo físico é ruim, talvez prejudicado pela contusão na coxa, não sei ao certo, mas  estava bem deficiente no torneio de Miami (no terceiro set do jogo com o Minaur não estava se sustentando)  e o backhand. A esquerda o deixou na mão várias vezes, senão teria ganho do Minaur no segundo set. E a sua devolução de saque, especialmente de backhand, ainda não é precisa. A bola fica muito no meio da quadra e ele é atacado pelo adversário. Mas tecnicamente se equivale aos melhores jogadores e está pronto para jogar com qualquer um desde que sua esteja condicionado fisicamente a a sua esquerda aprimorada. Falta pouco para ganhar um grande torneio.

Denunciar

George Pedro Miklos

já subiu alguns degraus importantes porém agora tem que mostrar evolução se quiser subir mais,seu concorrente Mensik já provou que tá num nível maior,essa nova geracao é muito forte 

Denunciar

Regis Ramos Rodrigues

Não! Matéria fake news. Ele eztá entre os 60 melhores e não entre os 20 melhores! Se estivesse entre os 20 não seria o 59o!!

Denunciar