GP do Bahrein tem vitória de Piastri e show de Hamilton; Bortoleto é 18º
Ler resumo da notícia
Oscar Piastri ganhou o Grande Prêmio do Bahrein, quarta corrida da atual temporada da Fórmula 1, após liderar de ponta a ponta. A prova teve show de Lewis Hamilton, que operou várias ultrapassagens e chegou na quinta colocação depois de largar em nono.
O pódio, com Piastri no topo, teve George Russell em segundo e Lando Norris em terceiro. O brasileiro Gabriel Bortoleto ficou com a penúltima posição. Horas após o final da prova, acabou ganhando mais um lugar depois que o companheiro, Nico Hulkenberg, foi desclassificado pelo desgaste excessivo da prancha que determina o limite mínimo de altura do carro.
Largada animada
O início do GP do Bahrein teve como destaque Lando Norris, que saiu de sexto e conseguiu se firmar na terceira colocação nas primeiras voltas. Russell tentou ultrapassar Piastri, mas o australiano se segurou na ponta.
La atrás, Gabriel Bortoleto acabou sofrendo a ultrapassagem para Lance Stroll e caiu para o 19º lugar.
Lights out!!!
-- Formula 1 (@F1) April 13, 2025
Watch the race start #F1 #BahrainGP pic.twitter.com/ITG2Iuwhsl
Nem tudo são flores
Norris largou super bem, mas teve um incidente notado pelos comissários da prova. O carro ficou mal posicionado na grelha de largada do grid e ele ficou sob investigação.
Com isso, o piloto tomou cinco segundos de punição. Prontamente, a McLaren avisou Norris pelo rádio e pediu para o competidor atacar o segundo colocado Russell, a fim de ganhar o máximo de tempo antes de ir aos boxes para cumprir a penalidade.
Rewind ?
-- Formula 1 (@F1) April 13, 2025
Here's a view of Lando on the starting grid #F1 #BahrainGP pic.twitter.com/nWyCPOTBbv
Hamilton no ataque
A briga foi boa no meio. Quase que na décima volta, Lewis Hamilton passou a atacar Sainz pela oitava colocação e o espanhol conseguiu evitar até que o britânico abriu a asa móvel. A ultrapassagem, então, foi inevitável.
Tsunoda tirou proveito do lance de Lewis Hamilton e também ultrapassou Carlos Sainz. O espanhol, portanto, ficou na 10ª colocação.
Trocas de pneus
Antes da 15ª volta, quase todos os pilotos foram chamados pelas equipes para fazerem a troca de pneus. Piastri fez uma boa parada e voltou na terceira posição, atrás daqueles que ainda não tinham feito a troca.
Na 17ª volta, os únicos a não irem aos boxes eram Charles Leclerc e Lewis Hamilton. Quando todos pensaram que fariam apenas uma parada, as Ferraris foram chamadas para o pit stop. Leclerc voltou em quinto e logo ultrapassou Gasly pela quarta colocação; Hamilton ficou na décima posição.
LAP 17/57: Pit stop watch
-- Formula 1 (@F1) April 13, 2025
Only the two Ferraris have yet to change tyres #F1 #BahrainGP pic.twitter.com/gyNWclemfd
Voa, Lewis
Hamilton não estava muito empolgado após o treino de ontem, mas neste domingo ele foi muito bem. Entre as 22ª e 23ª voltas, o britânico fez belas manobras e ultrapassou Jack Doohan e Max Verstappen, alcançando a oitava colocação.
Enquanto isso, Verstappen reclamava do seu carro pelo rádio: "Eu não consigo nem frear mais, isso é ridículo". O holandês se queixou de superaquecimento.
No 25º giro, Hamilton atacou de novo. O piloto foi para cima de Antonelli e arrancou a sétima posição. Sem tempo para respirar, o heptacampeão mundial abriu a asa móvel na volta seguinte para ultrapassar Ocon e pegar o sexto lugar.
Lá na frente, a Ferrari de Charles Leclerc também estava muito bem. O companheiro de Hamilton ultrapassou Lando Norris e subiu para o terceiro lugar.
Safety Car na pista
Na volta 32, o safety car entrou na pista após excesso de detritos dos carros no setor 3 pista do circuito de Sakhir. Os fragmentos caíram no asfalto após um duelo entre Carlos Sainz e Yuki Tsunoda.
Quase todos aproveitaram o momento e foram aos boxes, com exceção de Doohan e Gasly. Ambos da Alpine estavam com pneus duros novos e ficarão com esses jogos até o fim.
Tsunoda and Sainz coming together as they battled for P6
-- Formula 1 (@F1) April 13, 2025
The clash deposited debris on the track and has brought out the Safety Car #F1 #BahrainGP pic.twitter.com/gwH0DM96ev
'Relargada' acirrada
Quando o safety car saiu do circuito, a prova pegou fogo. Lewis Hamilton (ele, de novo) partiu para o ataque de Lando Norris e chegou a assumir a quarta colocação. O adversário deu o troco e retomou a posição.
O engenheiro pediu para Norris devolvesse o quarto lugar a Hamilton, porque ele passou por fora da pista. Em seguida, o piloto da McLaren foi para cima e conseguiu de novo a quarta posição.
S?P?A?R?K?S#F1 #BahrainGP pic.twitter.com/YiDVJvjV3Y
-- Formula 1 (@F1) April 13, 2025
Bortoleto sai da última posição
Na 45ª volta, Carlos Sainz recebeu uma punição de 10 segundos por forçar outro carro para fora da pista. Com um furo no carro, ele precisou ir aos boxes, abandonou a prova e Gabriel Bortoleto assumiu, então, a 19ª posição.
LAP 47/57
-- Formula 1 (@F1) April 13, 2025
It's all over for Carlos Sainz ?
Damage to his sidepod picked up in his contact with Tsunoda has forced Williams to retire the car #F1 #BahrainGP pic.twitter.com/WhLXszzv2w
Vale o pódio
Nas voltas finais da corrida, Lando Norris passou a brigar com Charles Leclerc pelo terceiro lugar. O britânico colocou o monegasco de lado, mas o piloto da Ferrari não permitiu a ultrapassagem e segurou a posição no pódio.
Na 52ª volta, Norris, enfim, conseguiu. Em boa manobra, o piloto da McLaren conseguiu arrancar o terceiro lugar de Leclerc.
Norris ataca
Não contente com a terceira colocação, Norris partiu para cima de George Russell pela segunda posição no pódio. Faltando menos de duas voltas para o fim, o piloto da Mercedes fez tudo para manter a colocação.
Enquanto isso, Piastri liderava com 14 segundos de vantagem.
Veja o resultado
1. Oscar Piastri (McLaren)
2. George Russell (Mercedes)
3. Lando Norris (McLaren)
4. Charles Leclerc (Ferrari)
5. Lewis Hamilton (Ferrari)
6. Max Verstappen (Red Bull)
7. Pierre Gasly (Alpine)
8. Esteban Ocon (Haas)
9. Yuki Tsunoda (Red Bull)
10. Oliver Bearman (Haas)
11. Kimi Antonelli (Mercedes)
12. Alexander Albon (Williams)
13. Jack Doohan (Alpine)
14. Isack Hadjar (Racing Bulls)
15. Fernando Alonso (Aston Martin)
16. Liam Lawson (Racing Bulls)
17. Lance Stroll (Aston Martin)
18. Gabriel Bortoleto (Sauber)
19. Carlos Sainz (Williams) - não concluiu
Nico Hulkenberg (Sauber) - Desclassificado
25 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Sergio Luiz Martins da Rocha
Quando o piloto esta em uma equipe fraca, as metas devem ser terminar a corrida, na frente do companheiro de equipe e das equipes do mesmo nivel. Infelizmente o Bortoleto não esta conseguindo nenhuma das metas
Clovis Costa Carvalho
A equipe é muito fraca e todos já sabiam . Ele foi campeão da F3 e F2 , tem capacidade e méritos v, que ainda vai ter oportunidade de mostrar
Wilson Aroma
Beatriz, o que re custava ter escrito a posição de todos competidores? É o mínimo que se espera de uma boa reportagem jornalística.