UOL Esporte Últimas Notícias
 
27/07/2010 - 14h46

Astros do esporte testam parque olímpico de Londres a dois anos dos Jogos

Da AFP

Astros esportivos, ganhadores de medalhas olímpicas, estão testando, nesta terça-feira, as instalações dos Jogos de Londres-2012, que a dois anos da abertura, estão com 70% das obras concluídas.

"A obra está tão avançada que Jogos "antecipados" deveriam ser disputados antes", brincou nesta terça-feira o prefeito de Londres, Boris Johnson. "O que o país deve fazer de inteligente é sediar Jogos antecipados que surpreendam nossos adversários em plena sesta [dormir após o almoço]", acrescentou, em tom de brincadeira.

A "Big Build" ("grande obra") poderá terminar em julho de 2011, e não em outubro, segundo o comitê organizador. O presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Jacques Rogge, classificou como trabalho "impressionante" as construções.

Para confirmar o estado avançado das obras, o velocista americano Michael Johnson e o ciclista de pista britânico Chris Hoy, tetracampeão olímpico, testarão pela primeira vez as principais instalações dos Jogos de Londres 2012 no parque olímpico.

Os atletas passarão pelas pistas e estádios principais que abrigarão as terceiras Olimpíadas londrinas - depois dos Jogos de 1908 e 1948 - , sob o olhar atento de Sebastian Coe, presidente do Comitê Organizador das Olimpíadas de Londres-2012.

Michael Johnson, ganhador de quatro medalhas de ouro entre 1992 e 2000, correrá a toda velocidade na pista provisória desmontável do estádio olímpico, com capacidade de 25.000 a 80.000 espectadores. Antes, John Amaechi, ex-astro da NBA, fará alguns arremessos livres no estádio de 12.000 lugares reservado ao handebol e ao basquete.

Hoy, embaixador dos Jogos de 2012, deve testar a pista do velódromo com outro ciclista de pista. "Os Jogos de Pequim foram celebrados há dois anos apenas e tudo passou como um raio. Estou certo de que os próximos dois anos também vão passar muito rápido", disse Hoy à BBC.  "Os Jogos sempre estão no espírito dos esportistas. É nossa principal razão para treinar", afirmou o ciclista.

Um telão de 60 metros quadrados será instalado na terça-feira ao pé da coluna de Nelson, na famosa praça de Trafalgar, coração de Londres. Ali começará a contagem regressiva até que a chama olímpica chegue à capital britânica. O telão servirá para exibir imagens de provas ao vivo durante os Jogos.

O parque olímpico de Londres fica em Stratford, leste de Londres, na área pobre da capital britânica, que é especialmente reformada para a ocasião. Londres foi escolhida em 6 de julho de 2005 pelo COI para sediar os Jogos de 2012, superando as candidaturas de Paris, Nova York, Moscou e Madri. Após o gigantismo dos Jogos de Pequim-2008, Londres aposta em outros valores: a durabilidade e o legado.

Tradutor:
Em Londres (Inglaterra)

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host