Topo

Transparência Internacional pede adiamento de eleição na Fifa

Da AFP

Em Berlim (Alemanha)

31/05/2011 10h29

A organização de luta contra a corrupção Transparência Internacional pediu nesta terça-feira o adiamento da eleição para presidente da Federação Internacional de Futebol, o que daria tempo para a conclusão das investigações que envolvem alguns de seus dirigentes.

"Eleições livres e honestas não podem ser realizadas quando há eleitores sobre os quais pesam suspeitas de que foram influenciados", indicou em um comunicado a Transparência Internacional, uma organização não-governamental (ONG) com sede em Berlim.

"Os delegados da Fifa sabem que devem limpar" a organização "se quiserem que a votação tenha legitimidade", indicou a ONG.

A eleição para a Presidência da Fifa está prevista para quarta-feira e o atual presidente, o suíço Joseph Blatter, é o único candidato. Mas o processo eleitoral ocorre no momento em que a instituição esportiva realiza várias investigações internas.

"O trabalho do Comitê de Ética da Fifa foi secreto" e "deveria ter sido conduzido por um organismo externo para garantir sua imparcialidade", destacou a Transparência Internacional em seu comunicado.