Topo

Rival de Cielo, Alain Bernard aponta pena leve em doping de brasileiro

Campeão olímpico nos 100m livre, Bernard evitou julgamento, mas disse: "foi leve" - GERARD JULIEN/AFP
Campeão olímpico nos 100m livre, Bernard evitou julgamento, mas disse: "foi leve" Imagem: GERARD JULIEN/AFP

Da AFP

Em Paris (França)

02/07/2011 11h08

Uma das principais figuras da natação francesa, Alain Bernard afirmou neste este sábado que o resultado positivo em um exame antidoping do brasileiro Cesar Cielo é "uma má notícia para a natação mundial". O adversário do campeão olímpico e mundial também considerou a pena leve, em uma primeira análise.

"Estou surpreso, como todo mundo, com o resultado positivo de Cesar Cielo e de três de seus compatriotas", afirmou o francês em um comunicado, no qual comenta a notícia de que um exame feito em maio pelo brasileiro revelou a presença de furosemida, uma substância não permitida encontrada em diuréticos.

No momento a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) se limitou a advertir o nadador, mas o caso ainda será examinado pela FINA (Federação Internacional de Natação).

"À primeira vista a sanção da federação brasileira parece bem leve. Vamos esperar a posição da Federação Internacional sobre o caso. Em todo o caso, se trata provavelmente de uma má notícia para a natação mundial", destacou o francês, medalha de ouro nos 100 m livres dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

Principal nome da natação brasileira, Cesar Cielo foi campeão mundial das provas de 50 e 100 m livre em 2009 e campeão olímpico em Pequim-2008 nos 50 m livre. O paulista de 24 anos é também o recordista mundial nas duas provas.