Topo

Japão surpreende e elimina anfitriã e favorita Alemanha

Japonesas comemoram inesperada classificação às semifinais do Mundial feminino - Odd Andersen/AFP
Japonesas comemoram inesperada classificação às semifinais do Mundial feminino Imagem: Odd Andersen/AFP

Da AFP

Em Wolfsburg (Alemanha)

09/07/2011 20h29

A seleção japonesa de futebol feminino surpreendeu neste sábado no Mundial ao eliminar nas quartas de final a anfitriã e campeã das duas últimas edições, Alemanha, com placar de 1 a 0, sendo o gol japonês marcado na prorrogação, em Wolfsburg.

O gol triunfal sobre a Alemanha foi marcado por Karina Maruyama, em um disparo cruzado aos 18 minutos da prorrogação.

A derrota alemã colocou fim a uma jornada triunfal de 15 partidas seguidas sem perder da seleção alemã no Mundial feminino, sendo a que a última derrota aconteceu em 1999.

"Isso é o que temíamos que pudesse acontecer. Sempre é complicado contra um contra-ataque como o da equipe japonesa", lamentou a treinadora alemã, Silvia Neid.

O Japão voltou a se motivar depois de ter perdido a última partida da primera fase, por 2 a 0, contra a Inglaterra, num resultado que havia levado o time à segunda posição da chave.

"Ganhar da Alemanha é algo que nos motiva muito para a próxima partida. Estou muito, muito orgulhoso de minha equipe", disse o treinador japonês, Norio Sasaki.

O adversário das asiáticas nas semifinais, na quarta-feira em Frankfurt, sairá no domingo, entre Suécia e Austrália, onde as europeias são claras favoritas.

Além da eliminação da Alemanha, o torneio também trouxe mais emoções neste sábado, com a França vencendo a Inglaterra nos pênaltis (4 a 3, após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar).

Brasil e Estados Unidos, que se enfrentam no domingo, são agora os grandes favoritos, apesar de o Japão vir embalado por seu grande êxito sobre as alemãs.