Topo

Quênia leva ouro, prata e bronze na maratona feminina e faz história em Daegu

Priscah Jeptoo, Edna Kiplagat e Sharon Cheropposan posam para foto no pódio - EFE/STRINGER
Priscah Jeptoo, Edna Kiplagat e Sharon Cheropposan posam para foto no pódio Imagem: EFE/STRINGER

27/08/2011 00h08

Com o tempo de 2h28min43s, a queniana Edna Kiplagat conquistou a primeira medalha de ouro do Mundial de Atletismo de Daegu, ao vencer na manhã deste sábado a maratona, seguida por suas compatriotas Priscah Jeptoo (2h29min), prata, e Sharon Cherop (2h29min14s), bronze. Esta é a primeira vez na história do Mundial de Atletismo que um país ocupa as três primeiras posições no pódio da maratona.


Na prova disputada nas ruas do centro de Daegu, o pelotão da frente se dissolveu por volta dos 30 km, quando quatro corredoras se destacaram, as três quenianas e a etíope Aberu Kebede, que não resistiu ao ritmo imposto no final da prova de 42.195 metros.

Com a vitória, Kiplagat, 31 anos, confirmou seu grande momento, após vencer as Maratonas de Nova York e Los Angeles em 2010, e obter o melhor tempo do ano em Londres, com 2h20min46s.

"Este é o meu primeiro campeonato e eu não tinha nenhuma estratégia especial. Eu cai durante a estação de fresco, quando meu companheiro de equipe bateu a perna em mim sem querer, fiquei com medo de me machucar, mas estou bem", contou a sorridente Kiplagat após o título mundial.

A competição no Mundial de Daegu não contou com a presença da campeã mundial de Berlim-2009, Xiu Bai, que havia conquistado o primeiro título de Maratona para a China. A atleta chinesa não se recuperou a tempo de uma lesão.

A Maratona masculina, dominada pelos quenianos nos dois últimos mundiais, com Luke Kibet em 2007 e Abel Kirui em 2009, será realizada no próximo domingo, dia 4 de setembro, no encerramento do Mundial de Atletismo.

BRASILEIRO KLEBERSON DAVIDE VENCE BATERIA E AVANÇA NOS 800 M

O brasileiro Kleberson Davide começou bem sua caminhada no mundial de atletismo de Daegu, na Coreia do Sul. Neste sábado, o corredor venceu sua bateria nos 800 m com o tempo de 1min46s06 e avançou em quarto lugar para a disputa das semifinais.

Além de Kleberson, o Brasil contou com a participação de mais dois atletas: Fernando da Silva e Lutmar Paes. Porém, os dois não conseguiram avançar na competição e estão eliminados. A disputa da semifinal dos 800 m acontece neste domingo.