Topo

Jogadores da NBA retiram ação judicial contra donos de franquias da liga

Jogadores da NBA retiraram duas ações contra proprietários de equipes de basquete - EFE/Matt Campbell
Jogadores da NBA retiraram duas ações contra proprietários de equipes de basquete Imagem: EFE/Matt Campbell

Da AFP

Em Nova York (Estados Unidos)

21/11/2011 23h04

Os jogadores da NBA retiraram nesta segunda-feira uma das duas ações impetradas na semana passada na Justiça contra os donos de franquias da liga, enquanto revisavam suas opções legais no 144º dia de greve na liga de basquete dos Estados Unidos.

Os atletas retiraram a ação na Califórnia, que incluía os astros Carmelo Anthony e Kevin Durant, apesar de terem conservado o direito de voltar a apresentar uma versão emendada caso necessário.

Na semana passada, os jogadores apresentaram ações contra os donos dos times em Minnesota e Califórnia, mas aparentemente querem concentrar a demanda na primeira cidade.

O eixo da disputa judicial é o teto salarial dos clubes e a divisão dos 4 bilhões de dólares em receitas. A última proposta da NBA inclui uma divisão de 50-50 das receitas, assim como algumas concessões menores na estrutura do teto salarial. Os donos desejavam ficar com uma porção maior dos quase 4 bilhões de dólares.

A consolidação das ações poderá ser um movimento estratégico com o objetivo de agilizar o caso, já que o perigo de suspensão total da temporada parece ser iminente. Todas as partidas até 15 de dezembro foram canceladas, cerca de 26% da temporada (324 partidas).