Técnico de medalhista admite ter dopado a atleta sem seu conhecimento e é suspenso
Alexander Yefimov, técnico da bielorrussa Nadezhda Ostapchuk, que perdeu a medalha de ouro no arremesso de peso nos Jogos Olímpicos de Londres por doping, foi suspenso por quatro anos por dopar a atleta sem o conhecimento dela, anunciou a Agência Antidoping de Belarus.
"O treinador Yefimov confessou ter adicionado metenolona, um produto proibido, na comida de Ostapchuk, já que estava preocupado com os resultados ruins dela com a aproximação dos Jogos", afirmou o presidente da agência, Alexander Vanhadlo.
"Yekimov afirmou que atuou no centro de treinamentos de Belarus sem o conhecimento de Ostapchuk poucos dias antes dos Jogos", completou. Ostapchuk, de 31 anos, foi suspensa por um ano.
A bielorrussa, campeã do mundo em 2005, surpreendeu a todos em Londres ao vencer a prova com um arremesso de 21,36 metros, superando a grande favorita, a neozelandesa Valerie Adams (20,70 metros), campeã olímpica em 2008 e tricampeã do mundo, invicta há dois anos, e a russa Evgeniia Kolodko (20,48 m).
O COI retirou a medalha de ouro de Ostapchuk e a atribuiu a Adams. Ostapchuk havia sido quarta colocada nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 e terceira em Pequim-2008.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.