Topo

Bruno Senna perde vaga para finlandês na Williams

Bruno Senna deixa a Williams depois de uma temporada irregular - Paul Gilham/Getty Images
Bruno Senna deixa a Williams depois de uma temporada irregular Imagem: Paul Gilham/Getty Images

Em Grove (ING)

28/11/2012 10h07

O brasileiro Bruno Senna perdeu a vaga na escuderia Williams de Fórmula 1, que anunciou nesta quarta-feira a confirmação do venezuelano Pastor Maldonado e a contratação do finlandês Valtteri Bottas para a temporada 2013. A chegada do piloto nórdico, de 23 anos e reserva da Williams F1 em 2012, confirma a saída do piloto brasileiro, de 29 anos.

OPINIÃO

Bruno Senna perdeu a vaga por uma questão política

Maldonado, de 27 anos, permanece na equipe depois de ter conseguido a primeira vitória na F1, no Grande Prêmio da Espanha, em maio. Bruno Senna, sobrinho do tricampeão mundial Ayrton Senna, substituiu no fim da temporada passada outro brasileiro, Rubens Barrichello.

Bottas, que participou de vários treinos livres de sexta-feira em 2012, é o protegido do novo diretor da escuderia fundada por Sir Frank Williams, o empresário austríaco Toto Wolff.Ele foi campeão da GP3 em 2011. Neste ano foi apenas piloto de testes da equipe britânica.

A saída da Williams já era de certa forma esperada pelo brasileiro.  "Desde o início do calendário, aceitei o fato de que teria de compartilhar o carro com o Bottas em 15 sextas-feiras como parte de sua preparação a uma possível estreia em 2013", disse Senna em comunicado oficial  publicado logo após o anúncio de sua saída.

#dev_albumEmbed010('tagalbum','9656')

"Quero agradecer a toda equipe e em particular a Frank Williams por me darem a oportunidade de completar minha primeira temporada completa na F1. Foi gratificante ajudar a transformar o FW34 num carro competitivo e superar outros desafios, como lidar com os pneus Pirelli.. Conquistei marcas significativas, como a melhor volta no GP da Bélgica, e sempre ganhei posições nas corridas. Correr regularmente entre os Top 10 foi um passo à frente em minha ainda relativamente curta carreira e me permitiu desenvolver minhas habilidades. Trabalhar com uma equipe tão competitiva e que sempre me apoiou me deixou melhor preparado para meus próximos passos", completou o brasileiro.

Bruno Senna se despediu da Williams no domingo passado em São Paulo, última etapa do ano e na qual se envolveu em um acidente com o alemão Sebastian Vettel (Red Bull), que conseguiu se recuperar e conquistou o tricampeonato mundial. O brasileiro foi o 16º no Mundial de 2012, com 31 pontos em 20 corridas. Maldonado foi o 15º, com 45 pontos.