Topo

Platini insiste que o Copa de 2022 no Catar deve ser disputada no inverno

O presidente da UEFA, Michel Platini, disse ser contra o uso da tecnologia no futebol - EFE/Vassil Donev
O presidente da UEFA, Michel Platini, disse ser contra o uso da tecnologia no futebol Imagem: EFE/Vassil Donev

Das agências internacionais

Em Dubai, Emirados Árabes Unidos

28/12/2012 14h19

O presidente da União Europeia de Futebol (UEFA), Michel Platini, reiterou nesta sexta-feira seu desejo de ver o Mundial 2022 do Qatar sendo disputado no inverno devido às altas temperaturas do país árabe, e propôs também que outros países recebam algumas partidas do torneio.

Após confirmar seu apoio à organização do Mundial pelo Catar, Platini opinou, em discurso para os participantes da Dubai Internacional Sports Conference, que disputar a Copa do Mundo no inverno seria "benéfico para todo o mundo", referindo-se aos organizadores, público e meios de comunicação.

Platini também abriu brecha para que, se a Fifa e os países da região estiverem de acordo, algumas partidas possam ser disputadas fora do Catar. "Seria interessante", disse o mandatário europeu.

Em 22 de setembro de 2011, Platini já opinara sobre a conveniência de se disputar o Mundial no inverno. "Eu não mudo de opinião como mudo de camisa. Se você estiver no Qatar em junho ou julho, terá sorte se fizer 55 graus", declarou na época Platini em Limassol (Chipre), no encontro do Comitê Executivo da UEFA.

"É ótimo que os estádios estejam equipados com ar condicionado, mas eu acredito que a competição esportiva mais importante do mundo tem que ser jogada num bom momento porque é uma grande festa, e o melhor período é o inverno, em novembro ou dezembro de 2022, já que em janeiro começam os Jogos Olímpicos de inverno", explicou o presidente da UEFA.