Topo

AEK de Atenas é punido e condenado à segunda divisão, após briga em campo

Da AFP, em Atenas (GRE)

19/04/2013 08h19

O AEK de Atenas, um dos clubes com mais títulos do futebol grego, foi matematicamente rebaixado nesta sexta-feira para a segunda divisão, depois que a comissão disciplinar retirou três pontos da equipe em consequência dos atos violentos que interromperam a partida do time no último domingo.

O clube também terá que pagar multa de 11.000 euros e perderá dois pontos na próxima temporada. Os dirigentes do AEK pretendem apelar da decisão.

Com a punição, o AEK de Atenas está na 15ª e penúltima posição do campeonato, com 27 pontos, a uma rodada do fim. O primeiro time fora da zona de rebaixamento, o OFI Creta, tem 32 pontos. O AEK enfrenta no domingo o Atromitos (5º).

Torcedores do AEK protestaram contra a liga grega, o Olympiakos e os árbitros durante mais de uma hora na capital do país.

No último domingo, a partida em casa contra o Panthratikos, outro clube que luta para escapar do rebaixamento, foi interrompida a três minutos do fim após a invasão do gramado pelos torcedores do AEK, irritados depois que os visitantes abriram o placar.

Os jogadores tiveram que fugir dos torcedores, armados com pedaços de pau e barras de ferro. O AEK tem 28 títulos nacionais, mas passa por uma grave crise financeira e foi proibido de disputar competições europeias em 2012. A equipe de Atenas tem um déficit de 35 milhões de euros.