Topo

Atletas brasileiros dedicam participação nos Jogos de Inverno a Lais Souza

Da AFP

05/02/2014 14h47

Os atletas brasileiros que participarão dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, que têm suas primeiras competições nesta quinta-feira, chegam ao evento com o pensamento em Lais Souza, companheira de equipe que sofreu um grave acidente de esqui nos Estados Unidos.

Lais Souza, de 25 anos, ex-ginasta e especialista em esqui aéreo, integrante da equipe olímpica brasileira, sofreu uma lesão na coluna cervical quando esquiava em Sal Lake City, nos Estados Unidos, em 27 de janeiro.

A brasileira não consegue mexer os braços e as pernas e respira com ajuda de aparelhos.

Jacqueline Mourão, atleta do biatlo e do cross country e porta-bandeira brasileira na cerimônia de abertura desta sexta-feira, não conseguiu esconder a tristeza.

"Todos nós estamos muito tristes com a notícia. Lais é uma atleta muito dedicada e profissional. Estava muito motivada para aprender esta nova modalidade e é difícil aceitar este acidente. Estava só esquiando", disse à AFP Jacqueline.

"Lais estará em nossos corações em Sochi e estamos rezando muito para que se recupere deste enorme desafio. É uma guerreira e sei que vai lutar para se recuperar logo", completou a atleta, que foi a primeira do país a disputar tanto em Olimpíadas de Verão (no Mountain Bike) quanto de Inverno.

Isabel Clark, atleta de snowboard que conseguiu o melhor resultado de uma latino-americana na história dos Jogos de Inverno com o nono lugar em Turim-2006, também se mostrou preocupada com o acidente da companheira.

"Fiquei impressionada com o acidente e espero que consiga se recuperar", disse Isabel.

Já Edson Bindilatti, membro da equipe brasileira de bobsled - que volta a competir depois da ausência nos Jogos de Vancouver-2010 -, declarou que os resultados serão dedicados à Lais.

"Estamos todos tristes com esta notícia e esperamos que ela consiga sair desta situação. Nossa performance aqui nos Jogos será dedicada a ela", disse o atleta do bobsled.

Lais, antes de se dedicar ao esqui, foi uma ginasta de elite que conquistou uma medalha de prata e três de bronze em Jogos Pan-Americanos e participou dos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 e Pequim-2008.

Em 27 de janeiro, durante um treino no Estado americano de Utah, em preparação para os Jogos de Sochi, Lais se chocou contra uma árvore.

"Ela bateu num galho na altura do pescoço e machucou a terceira vértebra da coluna cervical", explicou na ocasião Stefano Arnhold, presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN).

Imediatamente, Lais foi submetida a uma operação para realinhar a coluna e permitir assim que mova os ombros, mas terá que enfrentar novas cirurgias.

A atleta será transferida nesta quarta-feira de Salt Lake City para o Hospital da Universidade de Miami, onde continuará o processo de recuperação, informou o Comitê Olímpico Brasileiro.

"O hospital da Universidade de Miami possui vasta experiência no tratamento de lesões na coluna cervical e temos certeza que este trabalho ajudará muito na recuperação de Lais", explicou o médico brasileiro Antonio Mattos Junior, que trabalha neste hospital e acompanhou Lais desde o dia seguinte ao acidente.

"O importante é que ela continuará recebendo toda a atenção e o que há de mais avançado em termos de tratamento para esse tipo de lesão", completou a entidade.

A atleta ficará internada no Hospital da Universidade de Miami por cerca de 60 dias.