Topo

Top 50 dos atletas mais bem pagos, astro do Yankees admite que se dopou

Alex Rodriguez admitiu que usou substâncias ilegais para melhorar seu desempenho - Kathy Willens/AP
Alex Rodriguez admitiu que usou substâncias ilegais para melhorar seu desempenho Imagem: Kathy Willens/AP

05/11/2014 20h23

MIAMI, (AFP)  - O astro dominicano do beisebol, Alex Rodriguez, confessou a autoridades dos EUA que usou substânicas proibidas, o que havia negado em público anterioemente, revelou hoje o diário Miami Herald.

O atleta do New York Yankees está entre os 50 mais bem pagos do mundo, segundo ranking divulgado nessa semana pela revista Forbes, e ocupa a 48ª posição, com vencimento anual de quase 23 milhões de dólares. Ele é o jogador de beisebol mais bem pago do planeta.

Em uma reunião em janeiro com agentes do Departamento Norte-Americano Antidrogas (DEA), que lhe ofereceu uma atenuante pela revelação, Rodriguez admitiu haver usado esteróides manipulados por uma clínica de Miami, segundo um resumo do encontro a que teve acesso o Miami Herald.

O dominicano é um dos 14 jogadores de beisebol da liga americana que foram suspensos o ano passado em um escândalo envolvendo o uso de substâncias ilegais e sempre negou sua culpa, dizendo ser vítima de uma caça às bruxas.

Na reunião com o DEA, no entanto, o jogador mais bem pago da MLB revelou que havia pago 12 mil dólares mensais a Anthony Bosch, fundador da clínica Biogénesis, para receber as substânicas a fim de melhorar seu rendimento.

Rodriguez recebeu uma atenuante das autoridades em troca de sua delação para a investigação contra Bosch, que se declarou culpado em outubro de manipular esteróides a atletas profissionais e também universtários. A pena para esse crime na Flórida pode chegar a 10 anos de prisão.

Pelo doping, Rodriguez recebeu a maior suspensão da história da MLB, 162 jogos, o que o tirou da última temporada. O craque dominicano deve voltar aos Yankees em 2015, no último ano do seu contrato de por 60 milhões de dólares por três temporadas.