Topo

Mancini assume seleção italiana e pode ter ajuda de Pirlo, diz jornal

Anton Vaganov/Reuters
Imagem: Anton Vaganov/Reuters

08/05/2018 15h38

Roberto Mancini, atual técnico do Zenit de São Petersburgo, aceitou a proposta para assumir o comando da seleção italiana, garantiu nesta terça-feira (8) o jornal La Gazzetta  dello Sport. O treinador pode ainda ter como auxiliar ex-meia Andrea Pirlo mostrou vontade de integrar a comissão técnica da equipe.

Segundo o jornal italiano, Mancini, de 53 anos, assinará contrato no domingo, data do encerramento do Campeonato Russo. O acordo deve valer por dois anos, com salário de 5 milhões de euros anuais. Desta forma ele ficaria no comando da Azzurra até 2020, ano da próxima Eurocopa. A Itália está fora da Copa do Mundo de 2018.

Mancini tem no currículo títulos na Itália, Inglaterra e Turquia: foi tricampeão italiano com a Internazionale de Milão entre 2006 e 2008; levou o Manchester City a sua primeira taça nacional na 'era milionária' em 2012; e foi campeão turco com o Galatasaray em 2014 (seu título mais recente).

Se a contratação for oficializada, Mancini substitui o "interino" Luigi Di Biagio, que comandou a Itália nos amistosos contra Argentina e Inglaterra em março. Ele tinha sido promovido em novembro de 2017, quando Gian Piero Ventura foi demitido ao não conseguir classificar o país tetracampão mundial nas Eliminatórias para a Copa 

Paralelamente, o recém-aposentado Andrea Pirlo manifestou seu desejo de integrar a comissão técnica da seleção italiana. Questionado sobre o assunto durante um evento de premiação, ele cavou lugar. "Seria bom trabalhar com a equipe nacional, a camisa da Itália sempre foi uma segunda pele para mim", declarou.