Associação de ligas europeias se opõe a superliga de equipes mais poderosas
A Associação de Ligas europeias de futebol reiterou nesta terça-feira sua oposição à criação de uma "superliga europeia fechada", que estaria sendo trabalhada pelos grandes clubes do continente.
Segundo documentos procedentes do Football Leaks, vários clubes europeus estariam trabalhando para criar este campeonato fechado, que substituiria ou competiria com a atual Liga dos Campeões.
Segundo estes documentos, o torneio contaria com 16 equipes, sendo 11 delas fundadoras: Bayern de Munique, Real Madrid, Barcelona, Juventus, Paris Saint-Germain, Milan, Manchester United, Manchester City, Chelsea, Liverpool e Arsenal.
Leia também:
- Presidente da Fifa acobertou fraudes financeiras de City e PSG, diz site
- Football Leaks: PSG apela ao CAS para esclarecer denúncia de fraude
- Monaco assinou contrato falso e desrespeitou fair play financeiro, diz site
Outros cinco clubes seriam convidados: Atlético de Madri, Roma, Inter de Milão, Borussia Dortmund e Olympique de Marselha.
O projeto se inspiraria nos modelos de ligas americanas, que não contam com promoções e rebaixamentos, garantindo receitas estáveis aos clubes franqueados.
A Associação indica em comunicado que "toma nota dos rumores e especulações, e manifesta de forma permanente sua oposição à criação de uma Superliga fechada sob o modelo de uma franquia".
A Associação lembra que apoia "o modelo esportivo europeu e a estrutura piramidal aos mecanismos de promoção/rebaixamento, assim como os méritos esportivos dos clubes, são a base de toda competição".
Nesse contexto, as ligas europeias "apoiam totalmente a Uefa" na organização de competições continentais, acrescenta o comunicado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.