Topo

Uefa define data para analisar caso de gritos racistas na Bulgária

Torcedores da bulgaria tentam enconder o rosto após atos racistas - Reuters/Carl Recine
Torcedores da bulgaria tentam enconder o rosto após atos racistas Imagem: Reuters/Carl Recine

em Lausana, na Suíça

17/10/2019 17h45

A comissão disciplinar da Uefa vai examinar no dia 28 de outubro o caso da partida entre Bulgária e Inglaterra, marcada pelos gritos de 'macaco' e pelas saudações nazistas dirigidas por torcedores búlgaros aos jogadores ingleses negros. A entidade europeia informou isto hoje.

"O caso da Bulgária será examinado no dia 28 de outubro pela comissão de disciplina", indicou à AFP um porta-voz da Uefa.

A decisão da comissão será tomada no mesmo dia e deverá ser anunciada também neste dia ou no seguinte.

Um procedimento foi aberto anteontem por "comportamento racista", devido aos "cantos e saudações nazistas" proferidos pelo público búlgaro durante a partida das eliminatórias para a Eurocopa-2020, vencida por 6 a 0 pela Inglaterra.

Parte do público presente no estádio Vasil Levski, da capital búlgara, gritou contra os jogadores negros da seleção inglesa. Em duas ocasiões, o árbitro interrompeu a partida.

Na terça, o presidente da Federação Búlgara anunciou sua demissão; os ingleses pediram à Uefa "fortes sanções". Para a federação, a sanção mínima em caso de ato de racismo é de fechamento parcial ou completo do estádio.

Recentemente, a comissão de disciplina da Uefa condenou Hungria e Romênia a disputarem uma partida com portões fechados devido a comportamentos racistas de uma parte de sua torcida.

Hoje, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, defendeu uma proibição em nível mundial de acesso a estádios para os torcedores culpados de atos racistas.