Topo

Bach afirma que COI não cogita adiar ou cancelar Jogos de Tóquio-2020

Fabrice Coffrini/AFP
Imagem: Fabrice Coffrini/AFP

Da AFP, em Lausanne (Suíça)

04/03/2020 15h32

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, garantiu que a Comissão Executiva da entidade, reunida hoje, não cogita "nem o cancelamento, nem o adiamento" dos Jogos de Tóquio-2020 devido à epidemia do coronavírus.

"Combatemos os desafios, mas não quero incentivar especulações. O COI reafirma seu total compromisso para garantir o sucesso dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020", completou Bach, a menos de cinco meses para a abertura das Olimpíadas na capital japonesa em 23 de julho.

"Nem a palavra 'cancelamento', nem a palavra 'adiamento' foram pronunciadas durante a Comissão Executiva", reiterou o presidente do COI em coletiva de imprensa.

O governo olímpico, reunido desde ontem em Lausanne, na Suíça, recebeu hoje um relatório do Comitê de Organização dos Jogos de Tóquio (Cojo) em que a entidade se diz "absolutamente alinhada com a posição do COI, reforçando o compromisso para realizar Jogos Olímpicos bem-sucedidos", garantiu o mandatário do COI.

Bach lembrou também da criação de um grupo de trabalho conjunto entre o COI, o Cojo, a cidade de Tóquio, o governo japonês e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

"Temos este grupo de trabalho comum que mantém reuniões com regularidade. Examinamos cada questão que possa aparecer, mas não especulamos sobre possíveis desenvolvimentos futuros", concluiu.

Japão pode cancelar eventos em prevenção ao coronavírus

Band Notí­cias