Topo

Tóquio tem todas as infraestruturas preparadas para os Jogos Olímpicos 2020

Construção do centro aquático para as Olimpíadas de Tóquio foi aúltima a ser concluída - Kazuhiro Nogi/AFP
Construção do centro aquático para as Olimpíadas de Tóquio foi aúltima a ser concluída Imagem: Kazuhiro Nogi/AFP

06/03/2020 08h03

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio anunciou hoje que todas as infraestruturas permanentes da capital japonesa já estão preparadas para o evento, a menos de cinco meses do início no dia 24 de julho.

O último edifício concluído foi o centro aquático, que receberá as provas de natação, saltos ornamentais e nado sincronizado. O centro, com capacidade para 15.000 espectadores, teve custo de US$ 523 milhões — cerca de R$ 2,471 bilhões.

No total, são 43 locais que sediaram provas das olimpíadas: os oito novos locais permanentes que estão prontos, 25 instalações que já existem e 10 temporárias.

O anúncio do comitê organizador acontece no momento em que a epidemia da Covid-19 dificulta o calendário esportivo mundial, com cancelamentos, transferências de sedes e adiamentos de vários eventos, o que provoca dúvidas sobre os Jogos Olímpicos.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, afirmou nesta semana que um adiamento ou cancelamento das Olimpíadas "não foi mencionada" na reunião da entidade na segunda-feira e terça-feira.