Adiamento de jogo de time infectado com covid causa confusão na Espanha
Após ficar paralisada por três meses devido à pandemia do novo coronavírus, a segunda divisão do Campeonato Espanhol viu o vírus ganhar protagonismo em campo mais uma vez após o adiamento de uma partida decisiva da última rodada do torneio.
Deportivo La Coruña e Fuenlabrada disputariam na tarde da última segunda-feira (20) uma partida que poderia rebaixar o primeiro para a terceira divisão como também levar o segundo para a fase de playoffs de acesso para a elite do futebol espanhol.
Poucas horas antes do início do jogo, a imprensa espanhola passou a informar que pelo menos oito membros da equipe do Fuenlabrada, seis deles jogadores, tinham testado positivo para covid-19.
Após discussões entre a LaLiga, organizadora da competição, a RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol) e o CSD (Conselho Superior de Esportes), órgão do governo espanhol, foi acordada a suspensão da partida, mas os outros jogos da última rodada foram mantidos.
Com a rodada mantida, o Deportivo La Coruña, que não dependia apenas de si mesmo para se salvar, teve seu rebaixamento confirmado após as vitórias do Albacete e do Lugo contra o Cádiz e o Mirandés, respectivamente.
Já o Fuenlabrada, responsável pelo adiamento da partida, precisa de apenas um empate contra o rebaixado La Coruña para alcançar a 6ª colocação e ir para os playoffs de acesso para a primeira divisão do Campeonato Espanhol.
A decisão da LaLiga de manter os outros jogos da última rodada da segunda divisão, realizados todos no mesmo dia, causou indignação entre os clubes, que se sentiram prejudicados.
O Elche e o Rayo Vallecano, que disputam a vaga nos playoffs com o Fuenlabrada, disseram que, com a manutenção da rodada, não foram cumpridas as "normas de igualdade e integridade da competição".
Os dois clubes anunciaram que vão à Justiça para defender seus direitos e denunciaram que foram forçados a jogar "sob ameaça de perda de pontos".
As autoridades do futebol espanhol enfrentarão um tremendo quebra-cabeça nos próximos dias para tentar encontrar uma resolução para o campeonato que possa satisfazer a todos.
A solução não parece fácil e, se os clubes forem a tribunal, isso poderá ter consequências para a próxima edição da primeira e da segunda divisão do Campeonato Espanhol.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.