Topo

Alemão - 2020/2021

Marcus Thuram é multado em quase R$ 1 milhão por cuspir em adversário

Marcus Thuram cuspiu no rosto de Stefan Posch, jogador do Hoffenheim - Ina Fassbender / AFP
Marcus Thuram cuspiu no rosto de Stefan Posch, jogador do Hoffenheim Imagem: Ina Fassbender / AFP

20/12/2020 18h18

O francês Marcus Thuram foi punido neste domingo pelo seu clube, o Borussia Mönchengladbach, com uma multa correspondente a um mês de seu salário, cujo valor será doado a uma organização de caridade, por cuspir em um jogador adversário.

"Ele aceitou e se ofereceu para se comprometer com outro projeto de caridade", disse o diretor de esportes do clube, Max Eberl, em um comunicado. O salário anual do jogador é estimado em 1,8 mi de euros. A multa deve atingir a casa dos 150 mil euros (quase R$ 1 milhão).

Thuram, que é filho de Lilian Thuram, ex-zagueiro campeão mundial com a França em 1998, reconheceu ter cuspido "involuntariamente" no rosto do jogador do Hoffenheim, Stefan Posch, no sábado, no jogo da Bundesliga, em que o o Borussia Mönchengladbach perdeu por 2 a 1.

"Acredito no que ele me diz, já que até agora teve um comportamento irrepreensível", acrescentou o diretor esportivo. O atacante francês está, de qualquer modo, ciente de que "as imagens da televisão falam por si e que a sua expulsão do jogo" foi totalmente justificada.

O francês recebeu cartão vermelho, na sequência, após uma revisão do VAR. Além da multa aplicada pelo clube, Marcus Thuram corre o risco de ser suspenso por um longo período pela Federação Alemã de Futebol.

O jogador se desculpou em sua conta no Instagram, dizendo que aceitaria "todas as consequências" de seu gesto. "O que aconteceu não corresponde ao meu temperamento e nunca deveria ter acontecido. Reagi mal diante de um adversário", explicou, voltando a afirmar que foi um "acidente".

"Peço desculpas a todos, Stefan Posch, meus adversários, meus companheiros de equipe e minha família", acrescentou Marcus Thuram, que segundo seu diretor esportivo estava "arrasado" neste domingo depois do que aconteceu.

"Marcus cometeu um grande erro pelo qual será punido. Mas Marcus ainda é a mesma pessoa que conhecemos e não vamos deixá-lo sozinho", acrescentou.