Topo

Djokovic sabia que estava com covid-19 quando deu entrevista a jornal

Novak Djokovic testou positivo para a covid-19 em dezembro do ano passado - William WEST / AFP
Novak Djokovic testou positivo para a covid-19 em dezembro do ano passado Imagem: William WEST / AFP

12/01/2022 00h50

O tenista Novak Djokovic admitiu que participou de uma entrevista e sessão de fotos com o jornal esportivo francês L'Equipe quando sabia que estava com a covid-19, em 18 de dezembro.

"Me senti obrigado a fazer a entrevista com o L'Equipe porque não queria prejudicar o jornalista, mas tive o cuidado de manter o distanciamento social e usei máscara, exceto para as fotos", disse em comunicado divulgado no Instagram.

"Embora tenha ido para casa após a entrevista para me isolar pelo período necessário, ao refletir, foi um erro de julgamento e aceito que deveria ter remarcado o compromisso", acrescentou.

O atleta de 34 anos entrou na Austrália na semana passada graças a uma isenção médica — Djoko chegou a ser retido na chegada ao país, mas ganhou na Justiça o direito de ficar na Austrália.

Ele recebeu a isenção porque testou positivo para covid-19 em 16 de dezembro. Mas, no dia seguinte, apareceu sem máscara no lançamento de um selo com a sua imagem e num evento para jovens tenistas em Belgrado.

Djoko declarou que só recebeu o resultado positivo do teste de PCR um dia depois, em 17 de dezembro, após o evento com os jovens, mas não mencionou a cerimônia de lançamento do selo.

O tenista disse que no dia 16 de dezembro fez um teste rápido de antígeno que deu negativo e depois fez o PCR por "abundância de cautela".

"Eu estava assintomático e me sentindo bem, e não recebi a notificação do PCR positivo até depois do evento", declarou.

Apesar da admissão de culpa, Djokovic descreveu como "desinformação" as versões que circularam sobre suas aparições públicas após o teste positivo de covid-19.

O sérvio também admitiu que apresentou uma declaração falsa ao governo australiano sobre seu histórico de viagens antes de voar para Melbourne, embora tenha culpado seu representante pelo preenchimento do documento.

"A declaração de viagem foi enviada pelo meu time de apoio em meu nome - como disse a oficiais da imigração no meu desembarque - e meu empresário sinceramente pede desculpas pelo erro administrativo ao marcar o quadrado incorreto sobre minhas viagens antes de vir à Austrália. Foi um erro humano e certamente não intencional. Estamos vivendo em tempos desafiadores em uma pandemia global e às vezes esses erros podem acontecer."