Topo

Uefa condena 'firmemente' invasão militar russa na Ucrânia

Aleksander Ceferin, presidente da Uefa - Harold Cunningham - UEFA/UEFA via Getty Images
Aleksander Ceferin, presidente da Uefa Imagem: Harold Cunningham - UEFA/UEFA via Getty Images

Da AFP

De Paris, França

24/02/2022 12h50

A Confederação Europeia de Futebol (Uefa) "condena firmemente a invasão militar russa" na Ucrânia - anunciou nesta quinta-feira (24), véspera de uma reunião extraordinária de seu comitê executivo, na qual poderá ser decidida a mudança da sede da final da Liga dos Campeões.

O evento está previsto para 28 de maio, em São Petersburgo.

"A Uefa compartilha a preocupação da comunidade internacional com a situação de segurança na Europa", disse o órgão em um comunicado, prometendo administrar a situação "com toda seriedade".

O comitê se reúne às 10h desta sexta para estudar, especialmente, o destino da final da Liga dos Campeões.

Seus membros poderão decidir mudar a ordem do calendário para os próximos meses e até impor sanções contra Moscou, seguindo a linha adotada por alguns países.

No topo da pirâmide de eventos esportivos na Rússia, está a final da Liga dos Campeões, em 28 de maio, em São Petersburgo, cujo estádio leva o nome da gigante do gás Gazprom. A empresa é um dos principais patrocinadores da Uefa desde 2012.

"Nenhuma decisão foi tomada" pela Uefa no momento, mas a confederação europeia "trabalha com diferentes opções" para realocar a partida, disse uma fonte próxima à AFP.