Topo

América-MG vence Barcelona de Guayaquil nos pênaltis (5-4) e vai à fase de grupos da Libertadores

16/03/2022 00h43

Guayaquil, Equador, 16 Mar 2022 (AFP) - O América-MG venceu o Barcelona de Guayaquil por 5 a 4 nos pênaltis nesta terça-feira, no Equador, no jogo de volta pela terceira fase da Copa Libertadores-2022, eliminando o popular clube equatoriano do torneio.

As cobranças do América foram convertidas por Wellington Paulista, Iago Maidana, Felipe Azevedo, Juan Pablo Ramírez e Juninho Valoura.

Para a equipe de Guayaquil marcaram Bruno Piñatares, Byron Castillo, Leandro Martínez e Damián Díaz.

O goleiro brasileiro Jailson classificou o 'Coelho' ao defender o chute do jogador do Barcelona, Leonel Quiñónez.

O América-MG, que faz sua estreia internacional, avançou para a fase de grupos da Libertadores, enquanto o Barcelona, semifinalista na edição de 2021, passará a disputar a Copa Sul-Americana-2022.

O time de Belo Horizonte conquistou uma das quatro vagas na fase de grupos da Libertadores em disputa sendo inferior ao seu adversário no tempo regulamentar.

O Barcelona partiu para cima desde o início da partida, disputada em seu estádio Monumental, com capacidade para cerca de 59 mil pessoas e no qual a final da Copa Libertadores deste ano será disputada em outubro próximo.

- Dominador -O Barcelona, que atraiu cerca de 42 mil torcedores ainda em meio às restrições devido à pandemia, saiu com tudo assim que o argentino Patricio Loustau deu o apito inicial, com avanços rápidos que mantiveram o Coelho encurralado durante longos minutos em seu campo.

Desde o início os equatorianos colocaram Jailson para mostrar serviço, e o goleiro acabou sendo o salvador do América.

Após resistir bravamente a várias investidas, o time de Marquinhos Santos conseguiu levar perigo mas o goleiro e capitão Javier Burrai também mostrou firmeza.

Em jogo intenso, o técnico do Barcelona, o argentino Jorge Célico, teve que fazer a primeira substituição aos 15 minutos devido a uma lesão do meia Erick Castillo, que deu lugar a Adonis Preciado.

O time mineiro tentou abrir as linhas e com passes longos. No entanto, o 'torero' recuperava a bola para dominar as ações.

O atacante Pedrinho, que não contou com o apoio de seus companheiros como Everaldo, Lucas Kal e Alê, pressionou a defesa do Barcelona, mas sem conseguir encontrar uma abertura para chegar ao gol.

O Barcelona, finalista da Libertadores em 1990 e 1998, havia acabado de eliminar o uruguaio Montevideo City Torque na primeira fase e o peruano Universitario de Deportes na segunda.

Já o América-MG estreou na segunda fase eliminando o Guaraní do Paraguai, também nos pênaltis.

sp/ma/aam